Samuel Nunes
Repórter
O Norte ouviu na manhã de ontem depoimentos de representantes de algumas entidades de classe, quanto ao legado deixado pelo ex-vice-presidente da República, José Alencar, que morreu por falência múltipla de órgãos na tarde da última terça-feira.
Divulgação
O corpo de Alencar foi recebido pelos chefes dos Três Poderes e pela família em Brasília/DF
- Acima de tudo, perdi um grande amigo, irmão e companheiro de muitos anos.
Luiz de Paula Ferreira, vice-presidente da Coteminas em Montes Claros
- É com profunda consternação que recebemos a notícia do falecimento do ex-vice presidente da República e amigo, José Alencar. O Brasil perde uma peça importante da história da indústria têxtil. José Alencar se transformou em uma referência de luta e amor pela vida. Sua obstinação na luta contra o câncer e a paixão que tinha pela família e pelo povo brasileiro deve ser seguido por todos nós. Perdemos um grande homem, mas a vida de José de Alencar já está eternizada na história de todos nos tecelões de Montes Claros e do Brasil.
Maria Eliane Ferreira Santos, presidente do Sindicato dos trabalhadores nas indústrias e Fiação Tecelagem de Montes Claros
- O empresário e ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, do PRB, teve grande significado para Montes Claros do ponto de vista econômico e político, ao participar diretamente da construção do progresso e do desenvolvimento do município ao fundar em companhia do sócio Luiz de Paula Ferreira, o Grupo Coteminas, um dos maiores do setor têxtil do país. O Grupo Coteminas se iniciou em Montes Claros com a fundação da primeira indústria na Avenida Magalhães Pinto. Logo em seguida, ampliou-se com a criação das novas unidades, também na cidade, com incentivos da Sudene, gerando centenas de empregos direitos e indiretos e fortalecendo a economia também através de tributos. Ao todo, as empresas ofertam mais de três mil postos de trabalho, com reflexos diretos na melhoria da qualidade de vida da população.
A Coteminas consolidou-se como um dos maiores grupos têxteis do país, com projeção internacional. Destaca a participação, neste processo, do também empresário e ex-deputado federal Luiz de Paula Ferreira.
Do ponto de vista político, José Alencar teve participação efetiva na vida política nacional como vice-presidente do então presidente Lula, em que assumiu interinamente o comando do país por mais de 300 vezes, nos dois mandatos, durante as viagens do titular do cargo. Neste período, José Alencar nunca se esqueceu de Montes Claros e da região. Ele sempre atendeu lideranças regionais e fez gestões para que seus pleitos fossem atendidos pelo governo federal. Um dos exemplos é a recuperação do trecho da BR-135, ligando Montes Claros à BR-040, teve participação direta do ex-vice-presidente.
Gilberto Eleutério, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros
- O país perde um de seus maiores homens públicos, que deixa para todos uma lição de vida, de superação e de perseverança. José Alencar teve presença marcante na vida do município como empresário e político. O Grupo Coteminas, de propriedade dele, participa do progresso e desenvolvimento de Montes Claros, como um dos maiores empregadores. E esta participação, foi reconhecida em diversas oportunidades, pela população, através do legislativo, que o homenageou com a Medalha Ivan Lopes de Honra a Montes Claros, mais importante comenda da câmara, cunhada em ouro, conferida uma vez por ano, em sessão especial no dia 3 de julho, como parte das comemorações do aniversário da cidade. Como político, ele também defendeu os elevados interesses de Montes Claros e região.
Valcir Soares Silva, vereador e presidente da Câmara Municipal de Montes Claros