MUTIRÃO CONTRA DENGUE RECOLHE 916 TONELADAS DE LIXO E ENTULHO

Jornal O Norte
Publicado em 27/01/2009 às 09:40.Atualizado em 15/11/2021 às 06:50.

Samuel Nunes


Repórter



null


Mais de duas mil toneladas de lixo foram coletadas



O secretário de Serviços Urbanos João Ferro, avalia como positivo o dia D de combate à dengue. Revela que cerca de 1.200 pessoas entre servidores públicos e voluntários participaram da campanha - o que demonstra a preocupação da população no que concerne à prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti.



O secretário salientou ainda a importância também da iniciativa privada na disponibilização de caminhões para a execução da campanha, que ele considera relevante uma vez que a frota de veículos da prefeitura está sucateada.



- A população atendeu prontamente aos apelos feitos através da mídia. A quantidade de lixo superou a expectativa, pois ao todo foram recolhidas 916 toneladas de lixo, entulho e de objetos que acumulam água. Contudo, este número poderia ter sido maior uma vez que muitos moradores colocaram o lixo na porta das residências após o meio dia. Neste horário, muitos voluntários já tinham terminado as tarefas - explica.



null


Secretário de Serviços Urbanos João Ferro,


avaliou como positivo o dia D de combate à dengue



SAÍDA



De acordo com ele, antes do mutirão o índice de infestação em Montes Claros no que se refere à dengue era de 4,7%, enquanto que o permitido e preconizado pelo ministério da Saúde é de apenas 1%.



João Ferro afirma que foram utilizados 70 veículos de carrocerias abertas, entre caminhonetes, caminhões e máquinas pesadas para a realização do mutirão que foi aberto na Praça dos Jabotás, região sul da cidade e que contou com a presença de secretários municipais e da vice-prefeita Cristina Pereira, que representou o prefeito Luiz Tadeu Leite.



Na oportunidade, a vice-prefeita agradeceu a participação de empresários, representantes de órgãos públicos e, principalmente, dos voluntários que não mediram esforços para combater os focos de dengue, em Montes Claros, no domingo, dia 25.



BAIRROS


 


João Ferro frisa que para a realização do dia D, a cidade foi divida em 45 distritos, perfazendo, portando, um total de 262 bairros visitados. Destaca que em pontos considerados críticos como, por exemplo, próximo à policlínica Alpheu de Quadros, o trabalho logrou êxito em 100%.



João Ferro afirma que posteriormente será realizado o dia D na zona rural que também carece deste tipo de ação. Explica que na zona rural a secretaria de Serviços Urbanos terá como parceira a secretaria de Meio Ambiente.



À reportagem, o chefe da divisão de limpeza Agenor Ferreira também salientou a importância deste tipo de campanha. Ressaltou como primordial a participação da população no que tange ao trabalho de prevenção do mosquito transmissor da dengue, que pode ser facilitado por meio da limpeza urbana.   



TELEFONE



Possíveis focos do mosquito aedes aegypti podem ser comunicados pelo disque dengue (0800 283 3330).



O Mutirão foi coordenado pela Esurb - Empresa municipal de Serviços, Obras e Urbanização, que informou a realização de ações semelhantes em regiões periféricas como nos bairros Major Prates, Maracanã, dentre outros locais onde ainda há riscos de infestação e grande quantidade de lixo e objetos que acumulam água.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por