Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Agosto

Mulheres: rostos que constroem a história - Com esse tema, mulheres promovem caminhada em combate à violência doméstica e sexual

Jornal O Norte
Publicado em 25/02/2011 às 10:28.Atualizado em 15/11/2021 às 17:22.

Samuel Nunes


Repórter



No dia 12 de março, sábado, será realizada em Montes Claros, a Caminhada das Mulheres, que neste ano tem como tema Mulheres: rostos que constroem a história.



null


Bate-papo tem a finalidade de discutir assuntos de interesse da mulher, entre eles relacionamento familiar



A caminhada está marcada para as 7h30, na subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE MG) - Rua Juca Prates, 1358, bairro Morrinhos. Antes haverá uma roda de conversa para explicar sobre os direitos da mulher.



Segundo a assistente social e uma das organizadoras do evento, Sônia Gomes, o objetivo é promover a conscientização das mulheres do seu protagonismo social.



- É extremamente importante a participação de todas, pois esta caminhada é uma forma de chamar a atenção da sociedade para a violência de todas as formas sofridas pelas mulheres. Participe e, em caso de violência contra a mulher, não pense duas vezes em fazer a denúncia por meio do Disque 180 - salienta Sônia.






PASTORAL COMUNITÁRIA



Desde o final do ano passado, mulheres têm se reunido na nova Casa da Pastoral Comunitária - Rua Januária, 387, centro -  para um bate-papo informal sobre assuntos de interesse da mulher, como relacionamento familiar, violência do marido após um jogo de futebol em que o time preferido sai derrotado e a relação dona-de-casa, maternidade e trabalho.



Sônia Gomes explica que atualmente tem se exigido sobremaneira do sexo feminino em todas as áreas.  Lembra que o bate-papo é o local apropriado para  discutir de forma dinâmica e didática como as mulheres devem enfrentar os obstáculos que têm surgido.



Sônia conta que na última terça-feira, 22, a reunião contou com a presença de mulheres de vários bairros, como Santo Inácio, Vila Greice, Eldorado, Nossa Senhora de Fátima e centro.



- Recebemos a coordenadora gestora da Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência (Nudem) do estado de Minas Gerais, Maíza Rodrigues Silvas, para esclarecer nossas dúvidas.






VIOLÊNCIA



De acordo com Sônia, a defensora pública informou que existem na cidade três viaturas policiais para atendimento às ocorrências de violência contra a mulher, o que atraiu a curiosidade dos participantes da reunião.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por