Ana Pereira de Brito é uma das poucas pessoas que estão prestes a completar 102 anos de vida e, sobretudo, com uma vitalidade e alegria que contagiam que poucos jovens possuem
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Mesmo tendo certa dificuldade para ouvir, Ana Pereira de Brito, 102 anos, diz que não tem segredo para se viver mais de um século, pois isto é uma dádiva de Deus.
Nascida em 02 de fevereiro de 1905, na comunidade rural de Santo Inácio, próximo ao distrito rural de Santa Rosa de Lima, ela afirma que trabalhou na infância e juventude com foice e machado. Ela ressalta que se fosse para escolher entre viver na sua época de juventude e nos dias de hoje, tem preferência para viver na época dos seus antepassados, pois era um período em que as pessoas se respeitavam mais e tornavam a vida mais fácil.
Ana Pereira Brito, 102 anos (Foto:Wilson Medeiros)
TRABALHO
– Eu trabalhava em fazenda, era uma época boa, por isso, meu sentimento é de não ter condições de trabalhar mais, mas mesmo assim eu lavo as vasilhas aqui de casa.
De acordo com o filho, Domingos Lopes Santos, de 67 anos, a longevidade da sua mãe é algo que comove as pessoas e ao mesmo tempo é motivo de orgulho para os filhos. Indagada sobre lembranças da 2º guerra mundial, Ana Pereira de Brito salienta que viveu muito tempo na roça sem qualquer tipo de informação a respeito do que acontecia no mundo, pois não existia rádio nem televisão. Sobre a sua saúde, ela afirma que recentemente foi ao médico e a sua pressão arterial estava um pouco alta, mas que a mesma já se normalizou.
VIVER É BOM
Ana Pereira de Brito tem oito filhos sendo, quatro homens e quatro mulheres. Segundo um dos filhos, Domingos Lopes Santos, a sua mãe tem o privilegio de ter 33 netos, mais de 30 bisnetos e 3 tataranetos.
Ela lembra com alegria como era o namoro de sua época, que era à base de muita conversa e geralmente na sala da casa da moça e com a presença dos pais.
- Se não fosse dessa forma, era escondido.
Ana Pereira diz ainda que viveu 43 anos com o seu esposo Luiz Lopes dos Santos que já é falecido.
– Eu tenho muita saudade dele, ele faz muita falta para mim. O Luiz era uma pessoa boa.
Demonstrando um senso de humor invejável para uma pessoa da sua idade, ela afirma que está a procura de um namorado e espera por algum pretendente. Católica praticante, Ana Pereira de Brito afirma que tem um respeito por Nossa Senhora Aparecida e por Bom Jesus, santos que são os seus prediletos.
– Quero viver mais 102 anos, pois viver é muito bom - conclui.