Samuel Nunes
Repórter
Conforme divulgou O NORTE na edição de ontem, quarta-feira, o transporte coletivo urbano passará por profundas mudanças, que estavam previstas para acontecer a partir de 16 de janeiro. Entretanto, diante das dúvidas e do pouco tempo de divulgação, é possível que as alterações sejam adiadas por mais uma semana, é o que disse à reportagem a diretora da ATCMC - Associação das empresas de transporte coletivo urbano de Montes Claros, Jaqueline Camelo.
(XU MEDEIROS)
Motoristas e trocadores passaram por treinamento
para se adequar às mudanças.
Segundo a diretora, horas depois de ser ouvida pela reportagem foi divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura que a mudança do sistema de transporte coletivo urbano, de diametral (bairro a bairro) para radial, permitindo que o usuário vá a dois destinos pagando única tarifa, começará a funcionar em Montes Claros a partir do dia 23 de janeiro.
Dúvidas pertinentes às mudanças, naturalmente, existem, como quanto à compra do Sim Card, à numeração das linhas e ao trajeto dos lotações. Por isso, a diretora da ATCMC afirma que todos os procedimentos visando à aplicabilidade do processo de mudança estão sendo realizados.
Jaqueline afirma que os motoristas e cobradores já passaram por treinamentos e ficarão de posse de um formulário de apoio, que os orientará quanto o trajeto das novas linhas.
- É importante salientar que será necessário também esforço de cada motorista e cobrador para se adequar às mudanças - disse.
A diretora afirma que, para fazer a integração temporal, é necessário ter o cartão em mãos, sendo que este poderá ser adquirido na Praça Doutor Carlos ou na sede da ATCMC, localizada à Rua Levindo Dias, n° 50, próximo à Praça de Esportes.
Questionada sobre o porquê de só agora estar sendo informado para a população detalhes da mudança e da sua aplicação, Jaqueline Camelo explica que para colocar em prática as mudanças no transporte coletivo era necessária a bilhetagem eletrônica, que recentemente foi implantada.
Afirma ainda ser fundamental a participação dos usuários do transporte coletivo como multiplicadores das informações referentes às mudanças.
Serão formados nove eixos, referentes às avenidas onde os ônibus das linhas radiais passarão:
1- Avenida João XXIII
2- Avenida Perimetral - Avenida Minas Gerais - Bio Lopes
3- Avenida Governador Magalhães Pinto
4- Avenida Dulce Sarmento - Rua Coronel Coelho - Avenida Lago do Tucuruí – Alameda das Américas
5- Avenida Neco Delfino - Avenida das Palmeiras- Avenida Coronel Luiz Maia
6- Avenida Nossa Senhora de Fátima - Avenida São Judas - Avenida Padre Vieira - Avenida João Luiz de Almeida - Avenida Leonel Beirão
7- Avenida Cula Mangabeira - Avenida Franscisco Gaetani
8- Avenida Mestra Fininha - Avenida Coronel Prates
9- Rua Santa Maria e Rua Santa Lúcia
Estas vias públicas, de acordo com Jaqueline Camelo, podem ser entendidas também como sete regiões mapeadas para abrigar a integração do transporte coletivo e a montagem das linhas.
De acordo com a ATCMC e a MCTrans, nos próximos dias será realizada uma intensa campanha na mídia e com panfletos, cartazes e folhetos explicativos, mostrando detalhadamente como funcionará o sistema integrado.
Após a implantação, também haverá funcionários, devidamente uniformizados, nos pontos de integração, que irão tirar dúvidas e fazer esclarecimentos necessários aos usuários. Para orientar ainda mais a população, está à disposição o site www.atcmc.com.br e os telefones (38) 3218 7600 e 0800 0385151, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.