Logotipo O Norte
Segunda-Feira,18 de Agosto

Motoristas repudiam nova taxa de licenciamento

Jornal O Norte
Publicado em 06/12/2010 às 17:04.Atualizado em 15/11/2021 às 06:46.

Samuel Nunes


Repórter



Mais uma taxa vai pesar no bolso de quem tem veiculo automotor. Além do IPVA, do seguro obrigatório e da taxa de licenciamento, os donos de carros terão uma nova taxa para pagar em Minas a partir de 2012.



A Feam - Fundação Estadual de Meio Ambiente criou o plano de controle veicular do estado (PCPV), que estabelece uma série de ações de gestão e controle da emissão de poluentes por veículos automotores. Essa decisão resultará em mais uma taxa anual, de 60 reais, para os donos de carros.



Arquivo/Wilson Medeiros


null


A cada dia um novo imposto surge com a promessa de


melhorias nos diversos serviços que o poder público deveria prestar



Os veículos passarão por uma inspeção veicular mensal sendo que os carros reprovados não receberão o licenciamento e não poderão circular até se adequar às normas.



Mas os motoristas montes-clarenses não gostaram da notícia. Fernando Ferreira Leite é um destes, que reprova a medida por entender que o brasileiro já paga muitas taxas durante todo o ano e mais esta certamente irá pesar no bolso.



Miriam Matos, também motorista, diz ser a favor do pagamento de taxas, no entanto, gostaria de, na prática, ver o dinheiro investido em melhorias para o cidadão.



- O dinheiro que pagamos nossos impostos não é aplicado corretamente. O que vemos são ruas e estradas com grandes problemas, sem estrutura para estacionar um veículo. Os carros que transitam em Montes Claros, por exemplo, principalmente nas ruas da área central, enfrentam diariamente trechos com ondulações no asfalto. Acredito que a população deve fazer manifesto contra mais esta taxa, pois a cada ano é mais um imposto para o brasileiro pagar - Conclama.



Fábio Santos é gerente administrativo de uma empresa privada e cita alguns impostos que já paga como ISS, IVPA, DPVAT, SELIC, IOF, CPMF, IRRF.



- Estas são apenas algumas poucas das infindáveis siglas dos impostos que pagamos para sobreviver nesta selva capitalista que nosso mundo se tornou. A cada dia um novo imposto surge com a promessa de melhorias nos diversos serviços que o poder público deveria prestar de forma exemplar, haja vista os milhões de reais que estas arrecadações trazem para os cofres. Nós, como animais adestrados, ficamos sem muito o que fazer a não ser aguardar uma recompensa que nunca vem, pois há muito tempo que esta questão de arrecadar impostos se tornou uma via de mão única, reclama.



Fábio Santos se diz contra a criação de qualquer novo imposto, pois a contrapartida praticamente não existe. Lembra que um grande exemplo são as ruas de Montes Claros, que, mesmo a despeito dos altos custos do licenciamento de cada ano, são cheias de buracos e lombadas.



TAXA DE LICENCIAMENTO



A elaboração do PCPV é uma determinação do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente, por meio da Resolução nº 418/2009. Em Minas Gerais, o estudo foi realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos , por meio da Feam, em parceria com o Detran/MG , as secretarias municipais de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Contagem e Betim, a autarquia municipal de Trânsito e Transportes de Contagem, a empresa pública de transporte e trânsito de Betim e a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais.



Dados do Denatran - Departamento nacional de trânsito mostram que Minas Gerais tem a segunda maior frota do país, que se aproxima de sete milhões de veículos, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.



Em Minas Gerais, os municípios com as maiores frotas são: Belo Horizonte (1.253.773), Uberlândia (289.103), Contagem (221.062), Juiz de Fora (169.286), Uberaba (146.323), Montes Claros (129.078), Betim (108.837), Ipatinga (100.708), Divinópolis (91.177) e Governador Valadares (88.372).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por