Cidade

Motoristas do município alegam discriminação

Segundo categoria, profissionais foram excluídos de confraternização de secretaria

Márcia Vieira
Publicado em 21/12/2023 às 19:00.

O Governo de Minas realizou uma premiação destinada a motoristas e motociclistas reconhecidos por suas boas práticas no trânsito. Essa premiação, com mais de 60 anos de história, foi chancelada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), um órgão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

O “Prêmio Motorista e Motociclista Padrão 2023”, tem o objetivo de estimular os condutores a dirigir com responsabilidade, respeitando as regras de trânsito e consequentemente preservando vidas. Foram premiados com medalhas e diplomas,16 pessoas. Para concorrer, os motoristas devem ter no mínimo, três anos de habilitação com carteira A, B, C, D ou E e atuar profissionalmente nas categorias de transporte escolar; táxi; transporte coletivo de passageiros (urbano, metropolitano ou rodoviário); transporte de carga; transporte de emergência hospitalar; transporte de pessoas ou cargas de órgãos públicos (Executivo, Legislativo ou Judiciário) e transporte de pessoas ou cargas em motocicletas (mototaxista e motofretista).
 
REVERSO DA MEDALHA
Enquanto a categoria é premiada no Estado, em Montes Claros, profissionais da categoria vinculados ao Executivo são impedidos de participar de confraternização da Secretaria Municipal de Educação. Nesta última quinta-feira (21), motoristas do setor emitiram nota de repúdio lamentando a situação. “Nós, motoristas da Prefeitura de Montes Claros, lotados na secretaria municipal de educação, repudiamos com veemência a decisão discriminatória dos organizadores da festa de confraternização dessa secretaria, de excluir os motoristas da confraternização natalina deste ano, que ocorrerá logo mais. Esta foi a primeira vez que isso aconteceu. Por isso, lamentamos esta exclusão neste momento de felicitação, já que servimos o ano inteiro e com todo zelo, todos os servidores da educação, sem nenhuma discriminação”, diz o texto da nota. 

A situação dividiu opiniões na internet. Eduarda Oliveira opinou: “Acho que não é pela festa! É sim pela consideração e reconhecimento”. K.E. também saiu em defesa da categoria. “Os motoristas têm o meu apoio, pois não são valorizados pelo trabalho que prestam à população. São eles que enfrentam os perigos do trânsito e a responsabilidade com a vida das pessoas”, declarou. Já Herbert Cordeiro faz um alerta. “Festa com nosso dinheiro! Funcionário público não deveria ter tratamento diferenciado. São funcionários para servir a população, não para serem bajulados”, manifestou. 

Em nota, a Secretária Municipal de Educação comentou que — “Um motorista que se chateou devido questões pessoais e não quis participar da própria confraternização do segmento da sua categoria, irresignou-se com a confraternização de outros setores. Levantou questão de discriminação que não houve em qualquer momento”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por