Faleceu na tarde desta segunda-feira, aos 88 anos, o benemérito médico e artista plástico Konstantin Christoff. Internado há meses na Santa Casa, inconsciente, devido a um acidente vascular cerebral, a história de Dr. Konstantin, como era conhecido, se mistura com a da medicina de Montes Claros.
Cirurgião geral e, depois, cirurgião-plástico respeitado pelo trabalho inovador, competente e ousado para o seu tempo, ao lado dos médicos Haroldo Tourinho, Jason Teixeira, Luiz Quintino e Crisantino Borém, resumiam, na década de 1940, o quadro clínico da Santa Casa, principal hospital da cidade, onde também trabalhou ao lado de Irmã Beata.
Anos mais tarde, numa atitude ainda mais ousada, abandonou a medicina e dedicou-se exclusivamente à pintura, com exposições em vários estados. Como artista plástico, colheu os mesmos aplausos que o acompanharam no exercício da medicina.
Konstantin nasceu na Bulgária, em 1923, e ainda menino veio para M. Claros, acompanhado do pai e da mãe e de um irmão - o engenheiro Raio, falecido em acidente aéreo. Na mesma leva de imigrantes búlgaros, chegou ao Brasil o Pedro advogado, pai da atual presidente Dilma Roussef.
Konstantin é o último remanescente de uma turma de jovens que brilhou intensamente e fez o nome de Montes Claros ganhar o mundo, assim como Darcy RibeiroJoão Vale Maurício, entre outros.