Moradora do bairro Jardim Olímpico relata mudança perceptível na qualidade da água fornecida (Leticia Imperatriz)
Os residentes dos bairros Alto da Boa Vista, Delfino, Jardim Olímpico, Jardim Palmeiras, Santo Antônio e Vila Sion, em Montes Claros, têm expressado preocupações sobre a inadequada qualidade da água fornecida às suas residências. De acordo com relatos, essa questão persiste há oito meses, gerando inquietação e impactando negativamente a qualidade de vida dessas comunidades.
Conforme a moradora do Jardim Olímpico, Letícia Imperatriz, é perceptível a diferença no gosto, cheiro e cor da água em sua residência e também em locais públicos, como escolas e postos de saúde, gerando preocupações entre os moradores. “Já tem um tempo que a água tem chegado, não só na minha casa, mas na residência de muitos moradores aqui do bairro Jardim Olímpico, uma água da cor escura, e para além disso, essa água vem causando reações nos nossos corpos, como, por exemplo, coceira, infecção intestinal, e irritação nos olhos”, relata a moradora.
Outra denúncia vem de uma moradora do bairro Delfino, a cozinheira Amanda Damázio. “É um tanto de bairro, e está tudo com a água vindo tudo amarela na torneira. Tanto que fui lavar minhas roupas e deparei com a água toda amarelada, com barro. Inclusive até encardiram as roupas quando lavei. Era forro de cama, blusa, camisa branca”, lamenta.
“Nesses outros bairros, também estão assim, porque na rádio estava falando para os bairros afetados entrarem com eles para denunciar e as pessoas estavam comunicando e informando o nome dos bairros”, completa a cozinheira.
EXPLICAÇÕES
Em resposta ao O NORTE, a Copasa informou que água em Montes Claros voltou à cor normal devido a novos procedimentos de tratamento. Foram realizadas ações de limpeza em redes e adutoras, e técnicos visitaram domicílios afetados para explicar o problema e as soluções adotadas. A mudança na cor da água foi causada pelo aumento repentino do volume da barragem de Juramento devido às chuvas, afetando o processo de tratamento. A Copasa ressalta que, mesmo com os novos processos, podem ocorrer mudanças pontuais na cor da água nas caixas d’água, que devem ser limpas a cada seis meses. Eles orientam os clientes a entrar em contato por meio dos canais de relacionamento disponíveis, informando o endereço completo da ocorrência. São eles: Agência Virtual (www.copasa.com.br); Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115, ou 115, que funciona 24 horas.