Samuel Nunes
Repórter
Moradores do bairro Santo Antônio I cobram da administração municipal melhor atendimento no hospital Aplheu de Quadros, a presença de médicos nos dois Programas Saúde da Família, reforma da quadra poliesportiva e da praça desta comunidade.
A presidente da associação de moradores, Maysa Cássia Martins Soares, lembra que vários ofícios já foram endereçados às secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, no sentido de que estas pastas atendam à demanda do bairro, entretanto, segundo ela, tudo fica mesmo só nos projetos e promessas.
Samuel Nunes
Maysa Cássia Martins Soares cobra serviço de capina ao entorno da quadra poliesportiva e na praça
- A praça do Santo Antônio I, por exemplo, desde o início da nossa gestão, em 2009, que enviamos ofícios para que possa ser feito serviço de capina e retirada do lixo. É preciso também reparos na iluminação desta única área de lazer da comunidade, mas, apesar do clamor da população, a administração não dá ouvido às queixas dos moradores - lamenta.
Maysa chama atenção ainda para as péssimas condições em que se encontram algumas vias públicas do Santo Antônio I como as ruas Santos, Nova Curitiba e Guanabara, onde os buracos têm prejudicado não apenas a passagem de veículos, mas também de pedestres.
PELC
A presidente da associação do Santo Antônio I afirma que diante das péssimas condições em que se encontra a praça, que segundo ela não tem nome, importantes programas de alcance social estão prejudicados.
Ela menciona o programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) realizado nesta comunidade pelo ministério do Esporte através da Funorte.
- Temos também um projeto de ginástica realizado pelo município que está prejudicado. Para ser ter idéia a zeladora da praça não tem sacolas plásticas e nem vassoura, esta última é cedida pela própria comunidade, ou seja, pelo fato de o poder público municipal não cumprir seu papel, a comunidade ajuda como pode - relata.
Maysa cobra também melhor serviço em relação ao transporte coletivo urbano onde as linhas 5802 e 5801 demoram em demasia para passar pelo bairro. Segundo ela, os constantes atrasos chegam a durar quase uma hora, o que tem gerado uma série de transtornos, principalmente para quem depende do transporte para se dirigir às escolas, faculdades e ao trabalho.
Marcos Vieira Gonçalves realiza, por meio do projeto Procurando Minha Estrela, trabalho social com cerca de 130 crianças do bairro Santo Antônio I. Ele reivindica do poder público municipal melhorias para a quadra poliesportiva que se encontra com várias irregularidades como, piso rachado, telas danificadas, mato ao entorno e traves quebradas.
- Não contamos com nenhum apoio do município, sendo assim, pelo menos uma quadra em perfeito estado deveríamos ter na nossa comunidade. Bola de futsal dura apenas dois meses devido às condições do piso – reclama.
HOSPITAL
A líder comunitária critica a falta de médicos no hospital Alpheu de Quadros que tem deixado muitas pessoas à mercê de um atendimento de qualidade. Opinião semelhante tem a dona de casa Maria Alaíde de Souza, que em tom irônico afirma que não adianta a administração municipal propagar a existência desta unidade hospital municipal se não tem médicos em quantidade suficiente para atender uma demanda, que é considerável.
Joselita Gonçalves, dona de casa, aponta a dificuldade para se conseguir exames laboratoriais. Estes, de acordo com ela, são outro obstáculo para a comunidade.
- Estou precisando urgentemente fazer um exame de ultrassonografia, mas há mais de um ano estou esperando, sem data para realizá-lo - afirma.
Ela reclama ainda da falta de dentistas como uma das ineficiências do Programa Saúde da Família, que não vem funcionando à altura do que comunidade necessita. Sua vizinha, a dona de casa Rute Faria Souza salienta que em relação ao atendimento odontológico este não acontece há pelo menos quatro meses. Revela ainda outro problema é a dificuldades para se conseguir exame de vista.
NOTA
Em nota, a secretaria de Saúde informou que em relação aos problemas no atendimento, a demora é causada pelo grande número de atendimento. Informa ainda que o município vai contratar mais clínicos e pediatras.
Sobre o PSF, a secretaria diz que está analisando a possibilidade de construção de sede própria para a unidade do Santo Antônio.
Já as secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, seguindo o cronograma, começam esta semana força tarefa de limpeza e capina, não só na praça, mas em todas as ruas e avenidas do bairro Santo Antônio.
Quanto à iluminação pública, a divisão responsável pede aos moradores ou presidentes da associação do bairro que enviem ofício à SSU, para que equipe técnica visite o local.
Em relação à quadra poliesportiva, a secretaria municipal de Juventude, Esportes e Lazer comunica que está fazendo levantamento das quadras e espaços de prática de esportes em toda a cidade para verificar onde há necessidade de reformas.