Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Na edição de quarta-feira O Norte publicou uma matéria sobre o bairro Morada do Sol, onde moradores de outras partes da cidade estariam jogando lixo e entulho em lotes vagos e nas proximidades dos parques. O morador Arkadi Menezes Popoff, insatisfeito com a questão ambiental comenta sobre aspecto visual de algumas ruas, que ele considera negativo. Segundo ele, preciso realizar um trabalho de limpeza urgente e que os moradores precisam colaborar e ter consciência de que a limpeza e a educação ambiental são importantes para uma vida saudável.
Em contato com nossa reportagem, a assessoria de comunicação da prefeitura diz que a secretaria está fiscalizando a destinação indevida de resíduos sólidos (lixo) em lotes vagos e parques da cidade, principalmente na região do bairro Morada do Sol, onde está localizado o Parque Guimarães Rosa.
Segundo o chefe da divisão de Fiscalização da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), Eduardo Gomes de Assis, as irregularidades estão sendo identificadas e os responsáveis autuados e, em caso de reincidência, multados.
- Infelizmente, mesmo com a intensificação da atividade fiscalizatória, muita gente, sobretudo empresas de grande porte, continuam desrespeitando as normas e provocando sérios transtornos aos moradores.
A prefeitura também está desenvolvendo uma série de atividades operacionais e educativas, com o objetivo de amenizar o problema. No Morada do Sol, por exemplo, foi implantando um Casco – Centro de Apoio Simplificado para Carroceiros -, onde podem ser depositados resíduos oriundos de poda e entulho. Outras ações estão sendo promovidas no âmbito do programa de gerenciamento integrado de resíduos sólidos já desenvolvido em Montes Claros.
- Mas nenhuma ação terá valor senão contarmos com o apoio efetivo da população. Pedimos à comunidade não só do Morada do Sol, como de todos os outros bairros, que, ao identificar os problemas, faça contato com a Prefeitura, por intermédio da secretaria municipal de Meio Ambiente. O telefone é 3229-3474 - finaliza Eduardo Gomes.