Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Investir em rede de esgoto pode significar um grande salto para o município, em termos da dotação da infra-estrutura requerida para a instalação das modernas empresas cada vez mais comuns nessa era da globalização. Com a falta de uma política voltada para a instalação de rede de esgoto, no entanto, vários problemas são ocasionados como a morte de crianças de 0 a 5 anos por diarréia.
Muitos bairros de Montes Claros ainda não têm rede
de esgoto, o que obriga moradores a fazerem uso de
recursos superados, como as fossas
(foto: Wilson Medeiros)
Segundo a Fundação Nacional de Saúde, 15 crianças de 0 a 4 anos de idade morrem por dia no Brasil, em decorrência da falta de saneamento básico, principalmente de esgoto sanitário. Isto significa que uma criança de 0 a 4 anos morre a cada 96 minutos em nosso país por falta de saneamento básico, por falta de esgoto sanitário (veja quadro nesta página).
Apesar de todos estes números e de ser também considerada a 5º maior cidade do estado de Minas Gerais, Montes Claros conta com bairros onde a população ainda vive como há décadas atrás. E o pior: no abandono, já que a prefeitura não volta seus olhos e suas ações para aquela região.
QUADRO LAMENTÁVEL
Além dos buracos, de ruas que mais servem ao tráfego de animais, o problema para os moradores do Bairro Nova América é a falta de rede de esgoto.
Em contato com a reportagem de O Norte na manhã de ontem, quinta-feira, a presidente da Associação de moradores, Maria Lúcia Cardoso dos Santos afirmou que a situação é caótica.
- No nosso bairro não tem rede de esgoto, as fossas das casas já estão quase todas cheias causando mal estar e, sobretudo, mau cheiro. É uma situação desagradável que estamos passando e até agora nada foi feito para acabar com o problema. Com isso, nós estamos sendo prejudicados.
Maria Lúcia diz que com a chegada das chuvas os problemas no seu bairro se avolumam.
- Nas ruas, nessa época do ano fica difícil transitar. No bairro Nova América nenhuma rua recebeu asfaltamento. Para se ter uma idéia da nossa situação, na avenida principal a quantidade de buracos é tão grande que acaba prejudicando inclusive a passagem do lotação.
LIMPEZA
Um outro problema vivenciado pelos moradores do bairro Nova Morada está relacionado à sujeira. De acordo com Maria Lúcia Cardoso dos Santos é preciso que a prefeitura intensifique um trabalho de limpeza, principalmente nos lotes vagos. Ela conta que já foi feita uma limpeza, mas o tempo passou e o mato e a sujeira estão tomando conta do bairro novamente.
– Faço um apelo mais uma vez à prefeitura que olhe com mais carinho para o nosso bairro, algumas ruas precisam urgentemente de cascalhamento e patrolhamento e uma limpeza geral no bairro é necessária – diz, observando ainda o problema dos lotações que servem à região.
- Quanto ao transporte coletivo urbano que atende o bairro Nova América, o ônibus só passa aqui de duas em duas horas. Já encaminhei alguns pedidos para a Transmontes, mas até o presente momento nada foi feito. Queremos que mais uma linha de ônibus venha para o nosso bairro para que as pessoas não continuem esperando muito tempo no ponto de ônibus. Por falar em ponto de ônibus, já encaminhei também algumas solicitações para a Transmontes no sentido de que sejam instaladas três coberturas nos pontos, mas até agora este meu pedido também não foi atendido.