No Montes Claros Shopping, os frequentadores terão acesso a diversos materiais educativos distribuídos por toda a área do shopping (Montes Claros shopping/ divulgação)
O Montes Claros Shopping adere à campanha do Outubro Rosa com uma série de atividades focadas no autocuidado feminino e na importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao longo do mês, diversas iniciativas visam engajar e conscientizar o público sobre a saúde da mulher.
O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que mais de 73 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil em 2024, tornando a doença a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Em 2023, houve uma queda de 58% nos exames de mamografia realizados na rede pública de Minas Gerais em comparação ao ano anterior, acendendo um alerta sobre a necessidade de detecção precoce.
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, já que quando identificado em estágios iniciais, a taxa de sobrevivência pode ultrapassar 90%. A campanha do Montes Claros Shopping visa alertar as mulheres sobre a importância da detecção precoce e da realização regular de exames preventivos.
Ana Paula Niemeyer, diretora de marketing da companhia que administra o shopping, destaca que a campanha visa ir além dos padrões tradicionais de comunicação. “Queremos tratar esse tema com a seriedade e urgência que ele merece. Nossa intenção é provocar uma reflexão real e incentivar as mulheres a cuidarem da sua saúde”, afirma.
Os visitantes do Montes Claros Shopping poderão encontrar materiais informativos espalhados pelo local. Com o uso de QR codes, os clientes serão direcionados para o site do shopping, onde poderão acessar conteúdos educativos sobre o câncer de mama e os cuidados necessários. “Nosso objetivo é despertar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A descoberta em fases iniciais é crucial para aumentar as chances de tratamento eficaz e cura”, ressalta Marília Viscondi, gerente de marketing da instituição.
ESPAÇO DE DIÁLOGO
A iniciativa visa não apenas informar, mas também criar um espaço para reflexão e diálogo sobre um tema tão relevante. As peças da campanha foram cuidadosamente elaboradas para estimular as mulheres a buscarem informações e realizarem os exames recomendados. “Queremos que esta campanha seja percebida como um chamado sério e relevante, tratando o tema com a urgência necessária”, conclui Marília.
“Minha mãe Clarete Oliveira sempre foi uma mulher forte e determinada, mas nossa vida tomou um rumo inesperado quando ela foi diagnosticada há cinco meses com um câncer de mama. Após o exame que revelou o câncer, ela enfrentou um tratamento intenso e, eventualmente, precisou passar por uma cirurgia de mastectomia e retirar o seio esquerdo. Foi um momento muito difícil para todos nós. Ver minha mãe passando por isso me fez entender a gravidade da situação e a importância de cuidar da saúde. O diagnóstico precoce se tornou um tema central na de toda a nossa família”, conta Maria Fernanda, nutricionista de 38 anos.
“O autocuidado vai além dos exames; envolve também o apoio emocional e físico entre as mulheres. Quando nos unimos e falamos sobre nossas experiências, criamos uma rede de apoio fundamental. O diagnóstico precoce pode salvar vidas, mas é preciso haver diálogo e conscientização. Hoje, minha mãe está muito bem, fazendo os retornos médicos e se cuidando. E eu como filha e sabendo que o câncer é hereditário, eu faço a prevenção que é algo muito importante, além de cuidar da alimentação e da saúde como um todo. Campanhas como essa do shopping são muito importantes para chamar a atenção de todas as mulheres”, completa a nutricionista.