Andréa Fróes
Colaboração para O NORTE
O Centro Acadêmico de Medicina Guimarães Rosa em parceria com a Coordenação do Curso Médico da Funorte realizam, de 26 a 28 de agosto de 2010, o Simpósio de Medicina do Norte de Minas (SIMED), no Auditório da Sociedade Rural, em Montes Claros.
A solenidade de abertura será promovida, às 20h, com Itagiba de Castro Filho, Delegado do Conselho Federal de Medicina, em Minas Gerais. O médico vai falar sobre o novo código de ética médica. Os indicadores entraram em vigor em abril deste ano, o que implica em novidades como a previsão de cuidados paliativos, o reforço à autonomia do paciente e regras para reprodução assistida e a manipulação genética. Outros assuntos revisitados se referem à publicidade médica, ao conflito de interesses, à segunda opinião, à responsabilidade médica e à interação dos profissionais com planos de financiamento, cartões de descontos ou consórcios.
Na sexta-feira, as atividades têm inicio, às 8h, com palestras e mesas redondas sobre fisiologia cardíaca e grandes síndromes cardiovasculares discutidas por especialistas como Edmilson Santos, André Pires Antunes, Carlos Eduardo de Souza Miranda (BH), Ludmila Cardoso David Jener.
À tarde, dois outros temas entram em debate: tosse na criança - diagnóstico diferencial e abordagem da dor de origem. Estes assuntos serão coordenados pelos médicos Paulo Augusto Camargo, Antônio Sérgio Barcala Jorge, Hubert Caldeira e Evaldo Jener.
No último dia do Simpósio, a temática central será urgência, assuntos abordados pelos médicos Anielo Itajubá Leite Greco e Ezequiel Novais Neto, às 8h. Em seguida, Doutor Cláudio Henrique Rebello Gomes vai falar sobre cuidados paliativos. A palestra de encerramento será realizada por Sérgio Gonçalves de Oliveira - secretário executivo Comissão Estadual de Residência Médica.
O acadêmico de Medicina, André Luiz Rodrigues Fróes, diz que este tipo de iniciativa só corrobora para a formação de profissionais atualizados sobre os temas de saúde.
As empresas Cirúrgica Castro, Hering, Tradição Gaúcha, Citolab, Santa Casa, Instituto de Patologia do Norte de Minas, CNA Inglês, Laboratório Santa Clara e Personale apóiam o Simpósio de Medicina.