Cidade

Montes Claros resgata amor por blocos de rua

De acordo com a prefeitura, cerca de 60 mil foliões estiveram na cidade, o dobro de 2022

Larissa Durães e Léo Queiroz
Publicado em 22/02/2023 às 22:21.
Para a fundadora da Liga dos Blocos de Carnaval de MOC e integrante dos Los Fuleros Sideral é importante defender os bloquinhos como patrimônio cultural (ARQUIVO PESSOAL)

Para a fundadora da Liga dos Blocos de Carnaval de MOC e integrante dos Los Fuleros Sideral é importante defender os bloquinhos como patrimônio cultural (ARQUIVO PESSOAL)

O carnaval 2023 de Montes Claros levou milhares de foliões às ruas, atrás de 19 blocos. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, atraiu quase 60 mil foliões, o dobro do último, em 2022.

Para a fundadora da Liga dos Blocos de Carnaval de Montes Claros e integrante do Bloco Los Fuleros Sideral, Naty Maia, é importante defender o carnaval de blocos como patrimônio da cidade. 

“O carnaval aconteceu com muitas restrições para os blocos. Não tivemos apoio da prefeitura em relação às estruturas. O aluguel de caixas de som, por exemplo, custa entre R$ 2 mil a R$ 3 mil. Pra gente fica caro, porque acaba saindo dos nossos bolsos”, conta. 

Em relação à falta de apoio ao Carnaval, a prefeitura de Montes Claros, por meio do secretário municipal de Cultura, João Carlos Rodrigues Oliveira, informou que nenhuma prefeitura patrocina.  

Entretanto, em MOC, a participação da prefeitura, de acordo com o secretário, foi realizada com benefícios para a realização da festa. 

“A prefeitura ofereceu todas as Autorizações de uso do espaço, ligações provisórias, energia, ambulâncias com médicos, interrupção e controle do tráfego, guarda municipal, limpeza antes e depois dos circuitos com lixeiras e agentes presenciais, vigilância sanitária, banheiros químicos, grades, coordenação junto com os órgãos de segurança e plantão 24 horas para as demandas eventuais. E, principalmente, permitiu que os blocos explorassem o comércio de alimentação e bebidas dentro de seus circuitos, para que arrecadassem recursos para o custeio das despesas”, diz.
 
COMÉRCIO
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Ernades Ferreira, o retorno do Carnaval na cidade é um ótimo incentivo ao comércio local. Com o fim do festejo na terça-feira (21), Ferreira comenta que, praticamente, todos os bares da cidade estavam lotados. 

“O que foi muito bom. A economia fica na cidade. Os comerciantes vão vendo isso e vão se empolgando. Ao que tudo indica, o Carnaval em Montes Claros veio para ficar”, completa . 
 
FESTAS PARTICULARRES 
O setor privado também se manteve aquecido nesse carnaval. Em sua 5ª edição, o Carnavaliza começou no sábado e teve atrações regionais e uma nacional – a dupla Rafa e Pipo, filhos do cantor Bel Marques. 

“Eu nunca tinha vivido um Carnaval tão incrível como esse. Foi montada uma estrutura completa que proporcionou para que todos ficassem à vontade e se divertissem muito”, conta a produtora de eventos Ane Caroline Lopes. 

Nos três dias, o evento contabilizou dez mil foliões, informou a assessoria do evento. A ressaca do Carnavaliza acontecerá no próximo Sábado (25) com diversas atrações que ainda serão divulgadas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por