Entre 23 e 27 de junho, os moradores de Montes Claros poderão conhecer o projeto A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante, da fundação SOS Mata Atlântica. Trata-se de um caminhão, totalmente adaptado pela ong, que viaja por diversas cidades brasileiras com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental a diversos lugares onde ocorre a Mata Atlântica. Para isso, a equipe do projeto itinerante realizará com a população local atividades gratuitas e destinadas ao público de todas as idades. Entre elas, destacam-se palestras, oficinas, monitoramentos da qualidade de água do Córrego Vieira, jogos educativos, distribuição de mudas, exibições de vídeos, maquetes interativas e outras.
Os horários de funcionamento do projeto são: hoje, das 11h às 17h, amanhâ, das 09h às 17h, dia 25, das 13h30 às 17h e nos dias 26 e 27 das 10h às 16h. A SOS Mata Atlântica compensará as emissões de gases do caminhão por meio de plantios realizados pelo programa Florestas do Futuro. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e apoio local da prefeitura de Montes Claros, da Universidade - Universidade estadual de Montes Claros e do IEF - Instituto estadual de florestas.
Esta é a segunda passagem do caminhão pelo estado de Minas Gerais. Na primeira, foram visitadas as cidades de Caratinga, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Após Montes Claros, ainda será visitada a cidade de Teófilo Otoni. Em seguida, a equipe seguirá para a região Nordeste, iniciando pelo estado da Bahia. De acordo com os dados do atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela SOS Mata Atlântica em parceria com o instituto nacional de pesquisas espaciais, o estado de Minas Gerais foi o que mais devastou o bioma no período de 2008 a 2010. Nesse período, foram desmatados mais de 12 mil hectares de floresta nativa, quase 10 mil a mais do que Paraná, o segundo colocado da lista. Com isso, restaram apenas 9,64% de remanescentes no estado mineiro.
A coordenadora do projeto, Camila Plaça, explica a importância da visita à cidade de Montes Claros.
- Levaremos à população informações sobre o bioma mais ameaçado do país, que um dia cobriu 1,3 milhão de km2 de terras brasileiras, mas hoje restaram apenas 7% desse total. Por isso, cada um precisa fazer sua parte para reverter o desmatamento dos remanescentes, e não só da Mata Atlântica, mas de todos os biomas brasileiros - diz.
Camila ainda destaca a quantidade de remanescentes na cidade.
- O município de Montes Claros já teve mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica, porém, hoje, os remanescentes não chegam a mil. É imprescindível que a população cobre das autoridades locais uma fiscalização mais rígida e a criação de mais projetos em prol do meio ambiente - afirma.
Algumas atrações que acontecem na cidade têm horário marcado, como a solenidade de abertura, realizada hoje, às 11h, e a coleta de água para análise de qualidade do Córrego Vieira, às 16h. Outra atividade é a palestra A Mata Atlântica é aqui em Montes Claros, realizada amanhã, às 11h, e traz temas como desmatamento, educação ambiental, preservação e outros relacionados ao município. Quem tiver interesse, poderá participar da oficina de desenhos de animais da Mata Atlântica, no segundo dia, às 14h, ou também das oficinas de brinquedos feitos com garrafas pet, que ocorrem nos dois últimos dias, às 11h.
Fonte: Lead Comunicação e Sustentabilidade