Gastronomia e capacitação

Montes Claros recebe a terceira edição do Confeitar Norte de Minas

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 14/10/2025 às 19:57.
Ana Paula Saraiva Alves, carrega dê-se a infância uma paixão pela confeitaria (Arquivo Pessoal)
Ana Paula Saraiva Alves, carrega dê-se a infância uma paixão pela confeitaria (Arquivo Pessoal)

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Confeitar Norte de Minas, que acontece no dia 22 de outubro e deve reunir cerca de 500 participantes, entre confeiteiras, confeiteiros, empreendedores e apaixonados pela confeitaria.

Com uma programação estratégica e diversificada, o evento integra gastronomia, capacitação e empreendedorismo. Além das tradicionais aulas de confeitaria com foco no Natal, os participantes terão acesso a palestras sobre empreendedorismo, gestão, marketing e planejamento – temas essenciais para quem deseja transformar a paixão pelos doces em um negócio estruturado e lucrativo.

Um dos grandes atrativos do Confeitar são os estandes com demonstração e venda de produtos, além das aulas-show, que trarão demonstrações práticas, proporcionando uma experiência completa de aprendizado, degustação e networking.

A empresária e confeiteira Danielle Neves, de Belo Horizonte, é a idealizadora do evento.

“Meu marido é do Norte de Minas — nascido em Itacambira, criado em Bocaiuva e também morador de Montes Claros. Foi através dele que conheci a região. Ver tantas mulheres se deslocando para eventos em Belo Horizonte, mesmo com muitas dificuldades, despertou em mim o desejo de realizar um evento aqui, para que elas tivessem acesso. Acredito no potencial da região e no trabalho incrível dessas mulheres”, afirma.

Sobre a origem do Confeitar, Danielle conta que tudo começou em 2016, quando criou uma comunidade no Facebook voltada para a geração de renda entre mulheres. “Ali nasceu o projeto ‘Empreendendo no Lar’, que completará nove anos em 2025. Em março de 2017, realizei o primeiro evento presencial com o objetivo de reunir as mulheres do grupo — o ‘Mãos que Transformam’. Já em outubro do mesmo ano, surgiu a primeira edição do ‘Confeitar Minas’, que em 2026 chegará à sua 14ª edição”, relata.

Danielle destaca que muitas mulheres que empreendem a partir de casa ainda não se reconhecem como empreendedoras.

“Muitas têm negócios promissores, mas ainda se veem apenas como ‘fazedoras de doces’. Focam exclusivamente na produção e acabam negligenciando a gestão. Foi enxergando essa necessidade que iniciei esse trabalho: para ajudar essas mulheres a transformarem sua cozinha em um negócio lucrativo, aumentarem seu faturamento e criarem empresas sustentáveis. Quando uma mulher descobre o seu potencial, ela voa, e voa alto”, enfatiza.

Ana Paula Saraiva Alves, de Pirapora, carrega desde a infância uma paixão pela confeitaria. Aos 11 anos, já tentava surpreender a mãe com bolos feitos enquanto ela trabalhava. “Nem sempre dava certo, e às vezes nem dava para comer! Confeitava com clara de ovo batida, que costumava não funcionar, mas guardei esse amor comigo. Trabalhei em padarias, aprendi vendo vídeos e fiz meus primeiros bolos para a família. Hoje, não consigo mais ficar sem participar do Confeitar. A cada edição, sinto uma grande transformação, por meio das palestras e dos depoimentos inspiradores”, conta.

Roberta Ferreira, confeiteira e comerciante, veio de São Paulo, mas vive em Montes Claros há 22 anos.

“Meu pai era daqui, por isso vim morar em Montes Claros. Sempre fui incentivada pela minha irmã a entrar no ramo da confeitaria, já que era eu quem fazia todos os bolos e doces da família. Tinha uma oficina mecânica com meu irmão, e não me via fora de lá. Mas, após oito anos, tivemos que fechar a oficina. Foi um momento difícil, mas minha irmã me incentivou novamente e decidi fazer meu primeiro curso há três anos. Comecei a vender com medo, mas fui”, relembra.

Roberta conta que sempre foi apaixonada por culinária. “Fazer bolos e doces sempre foi minha paixão. Sonhava em fazer bolos bonitos, decorados e saborosos, e nem imaginava que um dia isso se tornaria realidade. Com o tempo, percebi que era isso que queria para minha vida. É tão gratificante entregar uma encomenda exatamente como o cliente pediu e ainda receber elogios. Isso me motiva todos os dias”.

Ela conheceu o Confeitar por meio de uma postagem da confeiteira Fabíola, sua primeira professora. “Essa será minha terceira participação. Estar nesse evento é extremamente importante e significativo. Ele mostra a força da confeitaria e como nós, mulheres, podemos crescer e fazer a diferença como empreendedoras”, conclui.
 
SERVIÇO
3ª edição do Confeitar Norte de Minas
Data: 22 de outubro de 2025
Horário: Credenciamento às 8h | Palestras a partir das 10h
Local: Lilia Buffet – Montes Claros (MG)
Inscrições pelo link: 
https://www.sympla.com.br/evento/confeitar-norte-de-minas-2025/2990445?referrer=www.google.com.br

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por