Jairo Pereira de Oliveira, o “Morcego”, barbeiro no Jardim Palmeiras, Montes Claros, participará da Semana Global do Empreendedorismo (arquivo pessoal)
O Brasil, um dos países mais empreendedores do mundo, conta com mais de 90 milhões de pessoas diretamente envolvidas com o empreendedorismo. Em 2024, o país se prepara para a 17ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), com diversos eventos em Montes Claros e nas microrregiões de Pirapora, Janaúba, Januária e Salinas, no Norte de Minas. O encontro ocorrerá de 18 a 24 de novembro, nas agências de atendimento do Sebrae. O tema deste ano é “Empreendedorismo é para todos”, visando apoiar diferentes perfis de empresários, como jovens, mulheres e empreendedores rurais. Em Minas Gerais, onde mais de 2,1 milhões de pequenos negócios se destacam, a SGE reforça a importância de iniciativas voltadas para acolher e capacitar esses empreendedores.
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, destaca que “participar da SGE é uma forma de destacar o nosso trabalho de apoio aos pequenos negócios, conectar e aprender com outras comunidades, além de interligar potenciais empreendedores a recursos e capacitações”. Ele também ressalta soluções inovadoras do Sebrae, como o Sebrae Play, uma plataforma com cursos gratuitos sobre gestão, finanças, marketing digital e outros temas essenciais para diversos perfis de empreendedores.
A SGE já impactou mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo, com 20 mil parceiros, mais de 40 mil atividades e a participação de 200 países.
Jairo Pereira de Oliveira, conhecido como “Morcego”, é barbeiro no Jardim Palmeiras, Montes Claros, e participará da Semana Global do Empreendedorismo deste ano, focado em consultoria financeira. Ele reconhece a importância do evento para pequenos empresários. “Os benefícios desse apoio, juntamente com o Sebrae em consultoria e financiamento, têm ajudado tanto a mim quanto outros empreendedores locais a melhorar a gestão dos negócios e nos posicionar de forma mais competitiva no mercado”, afirma. Ele acrescenta: “Essa ajuda nos ajuda a nos posicionar corretamente, pois muitas vezes temos o negócio, mas não sabemos fazer a gestão dele, nem mexer na parte financeira”.
Segundo William Rocha, analista do Sebrae Minas, a instituição está se preparando para atender às demandas de diferentes perfis de empreendedores na 17ª edição da SGE. “A instituição adota uma abordagem segmentada, com programações específicas para jovens, mulheres e empreendedores rurais, entre outros perfis. A oferta de conteúdo será adaptada às realidades locais, abordando temas como marketing digital, inovação em pequenos negócios e gestão financeira, sempre voltado para as necessidades específicas de cada grupo”, explica Rocha.
Ele também destaca que o Sebrae espera fortalecer a capacitação e o engajamento dos empreendedores. “O objetivo é alcançar resultados como o fortalecimento do comércio local, a ampliação da produtividade rural e o fomento à inovação em micro e pequenas empresas”, afirma. Esses impactos, segundo ele, resultam em maior geração de empregos e renda, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região.
No que diz respeito ao empreendedorismo feminino, Rocha ressalta a importância do Sebrae Delas, que oferece capacitações específicas para as mulheres, abordando desafios como o acesso ao crédito e a conciliação entre vida profissional e familiar. “O programa é um catalisador para o crescimento dos negócios liderados por mulheres, fortalecendo a representatividade feminina no mercado e fomentando a economia regional”, conclui o analista.