Mais diversidade

Montes Claros recebe 19ª Parada LGBTQIAPN+ neste sábado (28)

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 26/09/2024 às 19:00.
A cantora Dteg Queem, Jade Philips, que fará sua última apresentação em Montes Claros, estará na 19ª Parada LGBTQIAPN+ neste sábado (28) (Arquivo pessoal)

A cantora Dteg Queem, Jade Philips, que fará sua última apresentação em Montes Claros, estará na 19ª Parada LGBTQIAPN+ neste sábado (28) (Arquivo pessoal)

As ruas de Montes Claros se preparam para uma explosão de cores e diversidade com a realização da 19?ª Parada LGBTQIAPN+, marcada para o próximo sábado (28), na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, no centro da cidade. O evento, que acontecerá das 17h às 23h, aspira combater o preconceito, promover a diversidade e a inclusão, e celebrar o orgulho e a cultura da comunidade LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer — termo usado para pessoas que têm uma orientação sexual ou identidade de gênero fora da norma heterossexual, ou cis gênero — Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não-binários). A iniciativa também visa reforçar a necessidade de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Promovida pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais (MGG) e a Associação Arco-Íris do Amor, esta edição será a primeira a unir as duas maiores instituições de representatividade LGBTQIAPN+ da cidade. O esforço conjunto visa fortalecer a luta contra a violência e o preconceito, que continuam a crescer no país.

“Somos ainda o país com o maior número de mortes de LGBTQ+, especialmente de travestis e pessoas trans. Realizar a Parada é uma forma de conscientizar a população sobre nossos direitos e reforçar que respeito e amor ao próximo superam o ódio”, destacou Candinho, presidente do MGG.

A programação contará com apresentações de artistas renomados e novos talentos da região, em um palco democrático e inclusivo. Todos os artistas participarão de forma voluntária, incentivando o engajamento popular no evento.

Entre as atrações, está a cantora Dteg Queem Jade Philips, que fará sua última apresentação em Montes Claros. “Este ano, além de celebrarmos mais um ano de luta, também vamos comemorar algumas conquistas que alcançamos ao longo desses anos. Mesmo que não tenham sido muitas, elas são muito importantes para nós”, afirmou. A cantora apresentará um repertório de pop e funk. “O funk que eu canto é bem comercial e aborda diversos temas. É uma expressão artística que vem das raízes do gueto, e eu uso o funk como uma forma de dar voz a essas questões”, explicou.

A DJ Érika Luz também se apresentará voluntariamente no evento. Para ela, é fundamental participar de um momento tão significativo e demonstrar respeito às diferenças, pilar de uma sociedade democrática. “É a primeira vez que participo do evento e me sinto honrada por poder levar alegria a todos nesse dia mágico”, disse.

Érika revelou ainda que seu show será especial. “Vou me apresentar com o Baile da Luz, que é um projeto novo. Será um show mais completo, com dançarinos, pirotecnia e brindes. Estou muito ansiosa e contando os minutos para viver esse momento com todos. Pode ter certeza de que vou dar meu melhor. A alegria de fazer parte desse espetáculo já tomou conta do meu coração, e tenho certeza de que este dia ficará marcado na minha história”, concluiu.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por