Logotipo O Norte
Sábado,27 de Dezembro

Montes Claros recebe 1º Encontro de capacitações do Selo Unicef

Jornal O Norte
Publicado em 08/11/2007 às 09:48.Atualizado em 15/11/2021 às 08:22.

Objetivo do Selo Unicef é


melhorar a qualidade de vida


de crianças e adolescentes



Nesta sexta-feira, 09, será realizada uma edição extraordinária do I encontro de capacitações do Selo Unicef - Município Aprovado em Minas Gerais. Foram convidados os 18 municípios e os 14 articuladores que não participaram das capacitações realizadas em setembro.



O evento acontece, das 08h às 16h, no auditório da Amams - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, situada à Avenida Major Alexandre Rodrigues, 416 - bairro Ibituruna.



O objetivo do encontro é esclarecer a metodologia do projeto e discutir os papéis desempenhados pelo articulador e o conselheiro dentro da proposta.



A coordenadora do escritório de São Paulo do Unicef, Anna Penido, em contato com O NORTE, destaca que a proposta do selo é articular equipes locais para que cada município encontre uma forma própria de trabalhar. Ela explica que esse processo procura dar autonomia ao município para que tenha capacidade de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.



- As metas são estabelecidas mundialmente, mas, o como alcançá-las é definido pelo município a partir da sua realidade - diz.



DESEMPENHO



Esta é a segunda vez que o Selo Unicef é realizado no semi-árido de Minas Gerais. Na primeira edição, realizada nos anos de 2005 e 2006, 188 cidades foram convidadas a participar e 18 receberam o selo.



A edição 2008 optou por se restringir à região semi-árida. Por este motivo, 85 municípios foram convidados e 71 se inscreveram.



Outra novidade é a inclusão de ações voltadas para a valorização da identidade étnico-cultural nos indicadores de avaliação. Para acompanhar o desempenho dos municípios, o Selo Unicef avalia três eixos que são: impacto social, gestão de políticas públicas e participação social. Cada um destes eixos é guiado por indicadores bastante concretos, como taxa de mortalidade infantil, percentual de mulheres grávidas com sete ou mais consultas de pré-natal, percentual de domicílios com acesso à água para consumo humano e percentual de crianças de até um ano com registro civil. Nos 18 municípios mineiros que ganharam o selo, é possível observar avanços. (SN)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por