Montes Claros investe na atenção básica de saúde

Jornal O Norte
Publicado em 30/03/2006 às 10:40.Atualizado em 15/11/2021 às 08:32.

Lindiane Reis


Repórter


onorte@onorte.net



Amanhã, sexta-feira, será reinaugurada a unidade do PSF - Programa saúde da família (foto: divulgação) do grande Delfino Magalhães, que foi totalmente reformada, ganhou novos equipamentos, instalações e agora conta com nove consultórios médicos e dois odontológicos. Até o próximo mês serão reinauguradas mais duas unidades: da Vila Siom e a do Bairro Independência.



Segundo o coordenador do programa, o médico Leandro Godoy, a unidade da região do Delfino tem, em média, 70 atendimentos por dia e, com a ampliação, esse número pode aumentar:



– A melhoria da estrutura física das unidades do PSF pretende ampliar e melhorar o atendimento às comunidades, uma vez que o número de equipes também cresceu.



Segundo Leandro, até o mês de junho Montes Claros vai ampliar o PSF de 23 para 33 unidades e de 33 para 45 equipes, chegando a atender 150 mil pessoas. 



A prefeitura de Moc tem como prioridade o PSF, como eixo da atenção básica. Em 1999, a cidade, que foi pioneira em curso em saúde da família na modalidade residência para médicos e enfermeiros, é a primeira do Brasil a criar o ESB – Equipe de saúde bucal – do PSF. Não existia nenhum profissional cirurgião dentista com residência em saúde da família; hoje, são 20 equipes de dentistas para atender a comunidade.



- Estamos seguindo o nosso cronograma de ampliação e melhorando o programa para cumprir nossa meta de ter 80 equipes do PSF em 2008 - diz o coordenador.



Na zona rural existem quatro equipes de PSF e estão sendo montadas cinco equipes do PACS – Programa de agentes comunitários de saúde, que terá ainda neste ano uma cobertura de 100%.



O PSF oferece atenção básica, constituindo-se no primeiro nível de atenção à saúde no SUS, compreendendo um conjunto de ações de caráter individual e coletivo, que englobam a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o tratamento, a reabilitação e manutenção da saúde.  O programa tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-as para mais perto da família e, com isso, melhorando a qualidade de vida. Incorpora e reafirma os princípios básicos do SUS - universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade - mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários.



O atendimento é prestado pelos profissionais das equipes de saúde da família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário) na unidade de saúde ou nos domicílios. Essa equipe e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação, o atendimento e o acompanhamento dos agravos à saúde dos indivíduos e famílias na comunidade.



Moc conta com 220 agentes comunitários de saúde, profissionais que moram nas comunidades em que trabalham e são responsáveis em fazer o levantamento da demanda e passar para a equipe do PSF.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por