Agência Minas
Levantamento feito pela Jucemg - Junta comercial de Minas Gerais mostra que, de janeiro a outubro deste ano, foram constituídas em todo o estado cerca de 5 mil empresas pelo programa Minas fácil,o que representa um crescimento médio de 4% em relação ao mesmo período de 2007.
(foto: ARQUIVO XU MEDEIROS)
Levantamento da Jucemg mostra números da força
comercial de Moc nos últimos dez meses
A agência de Montes Claros é a recordista até o momento na abertura de novas empresas nos dez primeiros meses deste ano: 310, seguida por Divinópolis (Centro-Oeste), com 261; Muriaé (Zona da Mata), 101; e Nova Serrana (Centro-Oeste), 90.
No item prazo, Nova Serrana é a mais ágil. São apenas três dias para constituir uma empresa. Em seguida está Montes Claros, com cinco dias, e Muriaé e Divinópolis, onde são gastos oito dias.Os dados constam do relatório gerencial do programa referente ao período de janeiro a outubro de 2008.
O programa, lançado em 2005, tem como meta facilitar a abertura de empresas no prazo máximo de oito dias. Segundo o presidente da Jucemg, Ayres da Silva Mascarenhas, para facilitar ainda mais a desburocratização do processo, o governo já criou 24 unidades no interior do estado.
- A medida possibilita ao interessado constituir uma empresa, sem a necessidade de viajar até a capital, economizando tempo e dinheiro.