Logotipo O Norte
Quarta-Feira,2 de Julho

Montes Claros é a 302ª cidade a parar no dia da consciência negra

Jornal O Norte
Publicado em 19/11/2008 às 17:59.Atualizado em 15/11/2021 às 07:50.

Considerada a data mais importante pelos movimentos negros, o 20 de novembro passa a partir de deste ano a ser feriado em Montes Claros, graças ao projeto de lei apresentada pelo vereador Lipa Xavier e sancionado pelo prefeito Athos Avelino em dezembro de 2007.



O vereador Lipa diz que apresentou o projeto a pedido de entidades que atuam em defesa dos direitos do negro.



- A data já era feriado em 301 cidades brasileiras, Montes Claros é a 302. Atendi a reivindicação das entidades, especialmente a Unegro – União dos Negros. A data tem objetivo de levantar questões sobre o preconceito e direitos do negro. Lembrando que o dia 20 de novembro é o aniversario de morte de Zumbi um símbolo da luta contra a escravidão – explica Lipa.



Maria de Fátima Rodrigues, 49, jornaleira e moradora do Bairro Independente irá trabalhar nesta quinta-feira até às 13h, como acontece em todo feriado. Quanto a data é de suma importância para refletirmos sobre a igualdade, o respeito e lembrarmos que somos gente igual a todos, algo que muitas vezes é esquecido – lamenta Maria de Fátima.



Segundo Ana Luci Veloso, 29, supervisora escolar e moradora da Vila Mauricéia , sempre que seleciona uma data para lembra algo significa que ainda existe muito que avançar sobre o tema.



- Devemos aproveitar para refletirmos. Será que realmente, num país mestiço, conseguimos enxergarmos a todos como irmão? Hoje iríamos eleger prefeitos, governadores e presidente negros para nos representar? São questões ainda sem resposta imediata. Portanto, comemorar o dia 20 de novembro é necessário – afirma Ana Luci.



QUEM É ZUMBI



1600: Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não pára de aumentar, chegarão a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão. - 1630: Os holandeses invadem o Nordeste brasileiro. - 1644: Tal como antes falharam os portugueses, os holandeses falham a tentativa de aniquilar o quilombo de Palmares. - 1654: Os portugueses expulsam os holandeses do Nordeste brasileiro. - 1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares - 1662 (?): Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados e dado ao padre António Melo; será batizado com o nome de Francisco, irá ajudar à missa e estudar português e latim. - 1670: Zumbi foge, regressa a Palmares. - 1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar. - 1678: A Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, mais interessa a submissão do que a destruição de Palmares; ao chefe Ganga Zumba propõe a paz e a alforria para todos os quilombolas; Ganga Zumba aceita; Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos. - 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas. - 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir. - 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado. (Fonte: Vidas Lusofônicas)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por