Samuel Nunes
Repórter
Vitalidade, disposição e senso de humor. São estes atributos que se encaixam perfeitamente na aposentada Martinha Alves dos Santos, que nasceu em uma comunidade rural às margens do rio Verde, em Montes Claros, no dia 3 de março de 1902. Moradora do bairro Delfino Magalhães, ela recebeu, na tarde da última segunda-feira, a reportagem de O Norte, quando relembrou da infância e afirmou que os 109 anos vividos é uma dádiva de Deus. Um dos segredos desta longevidade, segunda ela, é a refeição três vezes por dia, dormir às 19h e acordar às 6h da manhã.
Samuel Nunes
Martinha Alves dos Santos: - Minha visão é tão boa que não preciso de óculos para colocar a linha na agulha
Viúva, Martinha tem três filhos, sendo dois homens e uma mulher, 17 netos e 17 bisnetos, todos nascidos em Montes Claros. Lembra da existência de um irmão que tem 104 anos de idade e que reside na comunidade rural de Morro Alto.
Demonstrando uma impressionante lucidez, Martinha Alves dos Santos afirma que consegue se lembrar de alguns fatos históricos como a primeira e segunda guerra mundial, que ela acompanhava pelo rádio, tida naquela época como a televisão nos tempos modernos. Afirma ainda que trabalhou muito na roça durante toda sua infância para ajudar a família, fato que ela diz ter muitas saudades.
- É um tempo que não volta mais. Mas sou uma pessoa muito feliz. Graças a Deus, não sinto dor de cabeça, não tomo remédio, a não ser para o reumatismo. No mais, sou uma pessoa com ótima saúde - frisa.
Martinha lembra que, mesmo com os 109 anos, tem também uma visão excelente dada à sua idade. Nas horas vagas, uma das atividades que mais gosta de fazer é costurar e fazer a própria roupa.
- Minha visão é tão boa que não preciso de óculos para colocar a linha na agulha - conta.
VIAJAR
Martinha Alves dos Santos também diz gostar muito de viajar, tendo ido por várias vezes à cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Sua filha, Maria José Ribeiro Santos, 63 anos, aposentada, afirma que os 109 anos de idade de sua mãe não a impedem ou a desanima de ajudá-la nas atividades domésticas. Observa que sua mãe a ajuda limpar a casa, lavar as louças e as roupas e tem o dom de fazer deliciosas comidas sem salgá-las.
- Minha mãe é uma bênção em minha vida. Sempre digo que sou uma privilegiada, uma vez que é raro um filho ter a mãe viva com 109 anos de vida e com saúde - comemora.
Maria afirma ainda que sua mãe gosta de ouvir rádio AM e assistir televisão, sendo que os programas prediletos são as novelas e programas jornalísticos. Maria José Ribeiro Santos afirma que já está preparando para a matriarca da família a festa de aniversário de 110 anos em 3 de março de 2012. Salienta ainda que o prato predileto da mãe é angu com quiabo, e que o tradicional cafezinho também faz parte diariamente do seu cardápio.
- Todo mundo se impressiona com a idade da minha mãe e com sua vitalidade. Se Deus quiser, ela ainda vai viver muito. No que depender da família, vamos continuar cuidando com todo carinho dela que merece tudo de bom na vida - conclui.