Monsenhor Alencar é homenageado com título de cidadão benemérito

Jornal O Norte
Publicado em 11/12/2006 às 10:25.Atualizado em 15/11/2021 às 08:46.

Núbia Primo


Repórter


onorte@onorte.net



Sacerdote há 44 anos, monsenhor Alencar é homenageado com o título de Cidadão Benemérito pela Câmara Municipal, em proposição do vereador Ruy Muniz. A cerimônia aconteceu na última quarta-feira, 06, e o plenário da câmara ficou lotado de pessoas que cumprimentaram o homenageado.






O vereador Ruy Muniz, Padre Alencar e Raquel Muniz



- Padre Alencar é educador, foi professor universitário e diretor acadêmico do Colégio Tiradentes. Ele também é um empreendedor e conseguiu angariar recursos para reformar toda a Catedral de Nossa Senhora Aparecida e São José. Sobretudo, Padre Alencar é o guardião das famílias e com sabedoria dirige o Encontro de casais com Cristo - diz Ruy Muniz.



Em discurso emocionado, a esposa do vereador, Raquel Muniz, se referiu ao Padre Alencar como sustentáculo das famílias, especialmente a sua.



- Quando ele nos chamou, a mim e Ruy, para participar do encontro de casais, não poderia imaginar que essa seria uma das experiências mais emocionantes de minha vida – disse.



A HISTÓRIA DE PADRE ALENCAR



Antônio Alencar Monteiro nasceu em 1º de novembro de 1932, em Barro, no estado do Ceará, onde estudou no seminário menor por 06 anos. Também cursou Filosofia no seminário da Prainha/Ceará.



Em 1958 se mudou com a família para Montes Claros e, posteriormente, foi estudar em Diamantina, onde cursou Teologia e recebeu a ordenação sacerdotal (tornou-se padre), em 08 de agosto de 1962.



De volta a Montes Claros, Padre Alencar foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, do Cintra, e da Paróquia Catedral de Nossa Senhora Aparecida.



Padre Alencar lecionou na antiga Fafil e foi diretor acadêmico do colégio Tiradentes por 10 anos.



É tenente-coronel reformado da Polícia Militar e, há cinco anos, recebeu o título pontifício Monsenhor, nomeado pelo arcebispo de Montes Claros, Dom Geraldo Majela de Castro - vigário episcopal para a família.



Atualmente Monsenhor Alencar é capelão da Policia Militar e da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, voluntário na capela Santa Clara e, também, cuida de todo o movimento espiritual das famílias na arquidiocese.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por