Montes Claros

MOC terá 21 blocos na rua

Agremiações prometem arrastar uma multidão recorde na folia deste ano

Larissa Durães
Publicado em 27/01/2023 às 23:40.
Bloco Arco íris do Amor. (Silvana Mameluque)
Bloco Arco íris do Amor. (Silvana Mameluque)

Carnaval já se avizinha e vai colocar nas ruas de Montes Claros 21 blocos, que prometem arrastar uma multidão recorde depois da parada forçada por contada da pandemia. 

“Temos alta expectativa de reunir 100 mil foliões”, diz o presidente do Bloco Arco-íris do Amor, Lucas Pereira, cujo coro é reforçado pela diretora do Los Fuleros Sideral, e participante da Viga dos Blocos de Carnaval de Montes Claros, Naty Maia. 

“Este ano o público vai ser bem maior que nos anos anteriores. Moradores que buscavam carnaval em outros lugares, mas agora ficam aqui na cidade porque os blocos se aperfeiçoando a performance ano a ano”, pondera.

Na primeira reunião para planejamento das ações para a folia deste ano, realizada na última terça-feira (24) na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (11ª RISP), participaram Corpo de Bombeiros, as polícias Civil e Militar, representantes da prefeitura dos blocos – que atuarão de forma integrada durante os quatro dias de festa. 

Foram repassadas orientações aos blocos para garantir a segurança dos foliões. Nos próximos dias haverá novo encontro para alinhamento dos últimos detalhes referentes às ações de cada órgão de segurança e dos blocos de carnaval – como documentação para regularização dos eventos. 

Para Lucas, do Arco-íris do Amor, esse tipo de reunião é importante e necessário, já que o Carnaval está crescendo bastante na região. “As pessoas esperam ter várias atrações, estruturas amplas, e a gente está com grandes expectativas, mesmo com grandes dificuldades, sem um apoio mais amplo do município, de conseguir levar o máximo de pessoas às ruas”, explica. 

QUEIXAS
“Nós repudiamos a falta de valorização da cultura, porque o Carnaval fomenta e aquece a economia da cidade. Aquece as bombonieres, as papelarias, os hotéis, os bares, lojas de tecidos. Além de atrair turistas para a cidade, porque pessoas de municípios pequenos onde não há Carnaval vêm para cá”, reclama Lucas Pereira, do Arco-Íris do Amor, apontando falta de apoio financeiro do poder público para a realização da festa popular.

O Norte procurou a Secretaria de Cultura, mas não conseguiu retorno até o fechamento desta edição. 

A prefeitura fornecerá gradil, banheiros químicos, limpeza antes e depois da festividade, segundo Lucas. “Essa é a participação mínima que digo”. 

No Carnaval deste ano em Minas Claros a lista tem mais oito blocos na comparação com a festa de 2019 –antes da pandemia. A folia 2023 marca também o retorno de algumas agremiações, como o Acadêmicos do Formigão, criado em 2007.

“Este bloco foi criado dentro da FUNORTE e já levamos mais de duas mil e quinhentas pessoas pra rua”, diz o coordenador de bateria, Luciano de Jesus, lembrando a animação engloba ritmos como samba, maracatu e axé. A bateria do Acadêmicos do Formigão deve contar com ano menos 50 integrantes. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por