Montes Claros

MOC retorna à FBHA para fortalecer o setor na cidade

Com a adesão, MOC se torna a 10ª cidade mineira a integrar o quadro da FBHA.

Publicado em 30/08/2025 às 07:09.
A filiação deve de ampliar número de associados e fortalecer o setor em MOC (Larissa Durães)
A filiação deve de ampliar número de associados e fortalecer o setor em MOC (Larissa Durães)

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Montes Claros e Norte de Minas (SECHONORTE) anunciou sua filiação à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), ligada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A decisão marca o retorno da entidade à federação nacional, após um período de dificuldades enfrentadas pela antiga federação mineira do setor.

O presidente do SECHONORTE, Tarcísio Edmar Figueiredo Rosa, explicou que a filiação foi motivada pela necessidade de fortalecer a representatividade e obter suporte jurídico e institucional, já que a antiga federação mineira não prosperou devido à extinção do imposto sindical e ao falecimento de seu presidente.

O dirigente lembrou que, no início, a entidade já havia integrado a federação nacional e destacou os benefícios dessa parceria. “Nós tínhamos um suporte muito bom. Por isso, decidi retornar e me filiar novamente à Federação Nacional. Agora, o sindicato passa a ter visibilidade em âmbito nacional, contando com assistências jurídicas e outros serviços prestados pela federação.”

Tarcísio ressaltou que a expectativa é de ampliar o número de associados e fortalecer o setor. “Com certeza, com a federação agora, a ideia é ter mais associados e prestar mais serviços. Já oferecemos suporte jurídico e contábil, e esperamos, a partir de agora, ampliar essa atuação, porque teremos um apoio maior, inclusive com o sistema da federação que garante uma segunda instância de atendimento aos nossos associados.”

Sobre o cenário atual do setor em Montes Claros, o presidente informou que o último levantamento apontava cerca de 82 hotéis, entre grandes empreendimentos e pousadas, enquanto o número de bares e restaurantes é estimado em mais de 4 mil estabelecimentos. “É um setor bastante expressivo na cidade e acreditamos que essa nova fase trará bons resultados”, acredita.

A entrada de Montes Claros no quadro associativo da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBH) representa um passo importante para o fortalecimento do setor de hospedagem e alimentação em Minas Gerais. O coordenador regional da entidade no estado, Marcos Valério Rocha, destacou que a filiação garante maior representatividade e integração ao setor. “A importância das empresas estarem organizadas, filiadas às suas estruturas de representação, é fundamental. Os sindicatos são as representações formais de categoria, que defendem interesses econômicos, jurídicos e sindicais em todas as instâncias públicas e privadas. Caso não exista sindicato em determinada região, os empresários precisam se organizar e formar essas entidades de representação”, afirmou.

Rocha também ressaltou os benefícios de estar em uma entidade nacional. “Você cria uma rede de contatos com atores do mesmo segmento em todas as regiões do Brasil, o que possibilita a troca de experiências, conhecimentos, análises e soluções para problemas comuns. É um grande leque de oportunidades e informações.”

Ele destacou ainda que a FBH está integrada ao ecossistema do comércio, por meio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), além do Sesc e Senac. “Isso potencializa o desenvolvimento dos empresários, principalmente os de pequeno e médio porte, oferecendo expertise, serviços e apoio para o dia a dia de seus negócios. Os empresários de Montes Claros podem ficar tranquilos, porque agora as vantagens vão só aumentar”, concluiu.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por