cidade

MOC parabeniza Rotary Club

Mundialmente, entidade celebrou seu 118º aniversário. No Brasil, ela é centenária

Larissa Durães
Publicado em 24/02/2023 às 22:23.
Presidente do asilo agradece aos membros do Rotary Club de MOC Leste (LARISSA DURÃES)

Presidente do asilo agradece aos membros do Rotary Club de MOC Leste (LARISSA DURÃES)

A história do Rotary em Montes Claros, Norte de Minas, começa no ano de 1926. Nesta época, recém-chegado de Chicago (EUA), o farmacêutico, Antônio Augusto Teixeira (Niquinho), decide fundar em MOC um clube tradicional. Entretanto, somente em 1945 que essa associação é transformada em uma rotariana. Nessa semana, mundialmente, a entidade celebrou seu 118º aniversário de criação. No Brasil, associação de clubes é centenária. 

Porém, somente em 1992, os rotarianos admitem mulheres como membros com a criação do Rotary Club de Montes Claros Leste. Com a sensibilidade fermina, o Rotary Leste optou, prioritariamente, por cuidar da terceira idade. Desde então, tem prestado considerável assistência ao Lar São Vicente de Paulo.

Entre as contribuições mais relevantes realizadas pelo Rotary Leste ao Lar São Vicente de Paulo, destacam-se a construção do Pavilhão Nossa Senhora da Rosa Mística com 20 apartamentos; uma sala de fisioterapia com capacidade para 750 sessões por mês; reforma e automatização da lavanderia Jean Harris, com capacidade para lavar até 100 quilos de roupas por vez; a revitalização da área de copa e cozinha; além de outros melhoramentos, tais como: pequenas reformas, manutenção de camas e cadeiras de roda, muro, extintores, 50 mil em créditos de energia para abatimentos em faturas da Cemig. 
 
COMEMORAÇÃO SOLIDÁRIA
A última ação realizada pelo Rotary ao asilo foi a comemoração do seu próprio aniversário. Na ocasião, o clube entregou dois monitores multiparamétricos, com as mais avançadas e inovadoras tecnologias, oferecendo uma medição precisa e estável, com parâmetros essenciais, facilitando assim a assistência e, consequentemente, a qualidade de vida aos mais de 130 idosos residentes no lar.

Quem festejou com alegria o aniversário do Rotary foi a residente, Magali Marise de Jesus Pereira, 73 anos, que vive no asilo há quatro anos. “Esse aparelho doado pelo Rotary é de muita utilidade, porque os idosos aqui necessitam de uma coisa assim, que possa prestar um socorro na hora ou possa indicar que é preciso chamar o SAMU, pra um especialista vim olhar, qualquer coisa assim”, acredita a idosa. 

“A chegada deste aparelho veio só para somar, pois, é mais um instrumento que vai nos auxiliares na prestação de serviço de qualidade, para melhoria da qualidade de vida desses idosos que estão acolhidos conosco”, ressalta o presidente do Asilo, César Ramos de Andrade.

“São 30 anos de parceria. Procuramos tão somente dar nossa contribuição. Bom mesmo seria se não tivéssemos necessidade de ter instituições de longa permanência, os antigos asilos; que cada família tivesse condições de cuidar bem dos seus idosos. Entretanto, a prática é bem diferente. Faltam, especialmente, políticas públicas que deem dignidade ao envelhecer”, pontuou a presidente do Rotary Club de Montes Claros Leste, Felicidade Tupinambá. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por