Logotipo O Norte
Domingo,17 de Agosto

MOC libera comércio mesmo sem ter data para abrir hospitais

Decreto obriga uso de máscara, mas também dá aval para cultos com até 30 pessoas

Márcia Vieira
O Norte
Publicado em 25/04/2020 às 02:37.Atualizado em 27/10/2021 às 03:21.

Após anunciar dois hospitais de campanha ainda sem data para serem instalados em Montes Claros, o prefeito Humberto Souto começa a relaxar as medidas de isolamento social, mesmo com a sexta confirmação de Covid-19 na cidade e o aumento dos casos suspeitos para 1.493. Seis pacientes do município e mais cinco da região estão internados.

De acordo com o chefe do Executivo, para montagem dos hospitais serão utilizados dois espaços: a UPA do bairro Chiquinho Guimarães, cujo prédio já está finalizado e que teria capacidade para 60 leitos, e o terceiro andar do Hospital Municipal Alpheu de Quadros, com mais 40 vagas. Mas o próprio prefeito admite que, neste último, é necessária uma reforma, porque o local não está em boas condições.

O anúncio da abertura dos hospitais de campanha levantou questionamentos da população e de lideranças na cidade.

“Criar hospital de campanha em UPA e para atender outras enfermidades que não o Covid-19 não é sensato. Mesmo caso do Alpheu de Quadros. Estes hospitais, como se sabe, funcionam como uma estrutura temporária para atender uma determinada demanda, no caso atual, os infectados com o coronavírus. Os hospitais de Montes Claros têm plena capacidade para atender a demanda, têm os leitos disponíveis, desde que recebam o suporte necessário do município”, disse o médico e ex-prefeito Ruy Muniz, após uma avaliação técnica do quadro.

Muniz entende como ação primordial para garantir a saúde dos montes-clarenses, após a permissão do prefeito para a retomada das atividades comerciais, a preparação de leitos suficientes e o aumento da testagem com recursos de que o município já dispõe. “Temos que dar estes passos para dar segurança à população”, diz.

A assessoria da prefeitura informou que a verba para montagem dos hospitais virá do Estado e de doações de entidades de classe, mas não divulgou valores e prazos.
 
NOVO DECRETO
Publicado ontem, o Decreto 4.030 torna obrigatório, a partir de hoje, o uso de máscaras por quem estiver na rua, frequentar ambientes comerciais ou de serviços ou usar o transporte coletivo. Também permite a estabelecimentos comerciais e de serviços, mesmo que não sejam essenciais, retomar as atividades em regime de drive-thru, ou seja, atendendo diretamente dentro do veículo do cliente, com uso de anteparo físico, sendo um freguês por vez. 

A permissão para “drive-thru” recebeu críticas, já que nem todos os clientes têm veículos. Questionado sobre a medida, considerada “seletiva”, o procurador do município, Otávio Rocha, disse que o objetivo é “permitir que a venda seja realizada em serviços que não estavam funcionando”. Os carros não poderão ser multados. 

O decreto também libera a realização de cultos e manifestações religiosas com duração de até 45 minutos e presença de no máximo 30 pessoas, com afastamento de 4 metros entre as famílias. Todos devem estar usando máscaras.

Para o advogado Teddy Marques, o ponto é polêmico. “Não há ilegalidade jurídica no decreto, mas algumas medidas seriam seletivas, como por exemplo a entrega de produtos por meio de drive-thru. Em relação às igrejas, todos sabem que é alto o nível de contaminação e não há embasamento técnico que determine a possibilidade de aglomeração por 45 minutos. Se tivesse um estudo sobre isso, ele não seria restrito apenas a templos religiosos”, diz.

Sobre os estabelecimentos que estariam autorizados a atender, o proprietário de uma empresa de serviços, que pediu para não ser identificado, diz que o decreto deixa muitas dúvidas. “Academia, hotel e outros são da categoria ‘serviços’. Como restringir a entrada de uma pessoa por vez? Faltou especificar mais este decreto”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Governo de Minas para saber sobre recursos que supostamente teriam sido enviados a Montes Claros para investimento em ações do combate à Covid-19, mas até o fechamento da edição não houve retorno.


 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por