A Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do Neab - Núcleo de estudos afro-brasileiros e do PPGDS - Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social, promoverá amanhã, quarta, e quinta-feira (19), o II Encontro da consciência negra. Paralelamente ao evento serão realizados o I Seminário nacional de educação em Direitos Humanos e a III Mostra de tecnologias sociais e metodologias de redes.
O encontro reunirá cerca de 500 pessoas, entre professores, acadêmicos e representantes da comunidade. Serão realizadas palestras, grupos de trabalho e mesas-redondas, com destaque para as discussões de temas relacionados às desigualdades sociais e às ações afirmativas.
A solenidade oficial de abertura acontecerá no auditório Mário Ribeiro da Silveira, devendo ser presidida pelo vice-reitor da Unimontes, João Canela.
Em seguida será realizada mesa-redonda sobre o tema: “Os direitos humanos e a diversidade: políticas afirmativas em debate”, com a participação dos professores Henrique Cunha Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFCE); Luiz Alberto de Oliveira Gonçalves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Denise Pini Rosalém da Fonseca, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio).
Os temas principais a serem discutidos são: “As redes sociais e a emergência de tecnologias sociais como estratégia para o enfrentamento das desigualdades sociais” e “As experiências dos campos de estágio da Unimontes. Relato de Experiências”. Vão participar as professoras Luci Helena Silva Martins, Rutinéia Alves Ferreira, Adriana Medalha Perez, Ângela Ernestina Cardoso de Brito e Geusiane Pereira da Silva.
Ainda na quarta-feira, na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, das 14h às 16h, haverá a apresentação de trabalhos científicos de professores e acadêmicos, além de experiências de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de “Direitos Humanos e Justiça”, “Estado, políticas sociais e movimentos sociais” e “Relações étnico-raciais, preconceito e estigma”.
Para quinta-feira, a partir das 14h, a programação prevê diversos minicursos em salas do prédio 1 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. À noite, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, acontece a palestra “Educação para as políticas das ações afirmativas”, a ser proferida pelo professor Henrique Cunha Júnior (UFCE). (Fonte: Agência Minas)