
Montes Claros se prepara para viver mais uma imersão na cultura e nos sabores do Cerrado. De 7 a 9 de novembro, a cidade sedia a 32ª edição da Festa Nacional do Pequi, que neste ano ganha novo formato ao integrar o Festival Sabores do Gerais, ampliando o alcance do evento e reafirmando o título do município como Capital Nacional do Pequi.
Com entrada gratuita, a festa contará com uma programação musical que valoriza a cultura popular mineira e as novas sonoridades regionais. Os shows acontecem sexta e sábado, das 18h à meia-noite, e domingo, das 17h às 23h, na Avenida Viriato Ribeiro, com atrações como Tuia e Guarabyra, Pereira da Viola, A Outra Banda da Lua, Orquestra Mineira de Viola, Pequi Trio e Pedro Tommaso.
O Mercado Municipal também entra na rota da festa com a inauguração do Espaço Cultural do Mercado, das 9h às 17h, oferecendo uma imersão nos sabores e histórias do Norte de Minas. O local receberá a exposição Faces do Mercado, de Neto Macedo, além de intervenções artísticas e shows como o tradicional Encontro de Violeiros e a apresentação de Bella do Acordeon.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a expectativa de público para a edição desse ano é de 30% a 40% a mais que na edição anterior. Entre as novidades desta edição está o Espaço Flor de Pequi, que abrigará shows, cozinha de rua e atividades interativas. O Ecossistema do Pequi, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, apresentará ações de conscientização sobre o Cerrado, oficinas temáticas e o projeto Farmaverde, que cultiva e distribui plantas medicinais para o SUS.
A programação inclui ainda a Pequizaria, voltada a empreendedores que produzem alimentos, cosméticos e artesanato inspirados no fruto, além do “Pequi-nique”, uma área infantil com oficinas e brincadeiras temáticas. A arte também terá destaque com a Mostra SerTÃO Vivo, reunindo obras de 20 artistas plásticos norte-mineiros.
A produtora Andréa Boaventura, da marca Viva Bem Geleias, será uma das expositoras da festa e levará produtos feitos com frutos típicos do Cerrado. “Nós estamos produzindo creme de pequi com especiarias e também geleias com mangaba, cagaita e vários outros frutos do Cerrado”, contou. Segundo ela, o novo formato e o espaço ampliado trazem grandes expectativas. “É uma ótima oportunidade para colocar o nosso pequi para todo mundo conhecer”, disse, otimista.
 
SABORES DOS GERAIS
O Festival Sabores do Gerais complementa a festa com foco na valorização dos frutos do Cerrado e na promoção da gastronomia geraizeira. Em parceria com o Sebrae, bares e restaurantes da cidade apresentarão cardápios especiais elaborados com ingredientes regionais. 
O secretário municipal de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, destacou que a Festa Nacional do Pequi resgata os valores culturais e econômicos dos frutos do Cerrado, fortalecendo a identidade regional. Ele explicou que o projeto Sabores do Gerais vem sendo incorporado à festa para ampliar a valorização e o uso desses produtos locais. Andrade acrescentou que o objetivo é fortalecer a identidade regional por meio do uso desses ingredientes em escolas, empresas, bares e restaurantes. “Queremos valorizar produtos tão ricos, que refletem a nossa realidade e a riqueza natural e cultural do Norte de Minas”, concluiu.
“Estamos levando a marca desse nosso projeto para ser agregada à Festa Nacional do Pequi, visando a utilização desses frutos por meio dos bares, restaurantes e barracas que comercializam produtos regionais”, destacou.
Andrade acrescentou que o objetivo é fortalecer a identidade regional por meio do uso desses ingredientes em escolas, empresas, bares e restaurantes. “Queremos valorizar produtos tão ricos, que refletem a nossa realidade e a riqueza natural e cultural do Norte de Minas”, concluiu.
