Com o objetivo de tornar possível o processo de municipalização das decisões relacionadas às questões ambientais, de acordo com as normas do Copam - Conselho de Política Ambiental e com as definições da constituição de 1988, acontece entre os dias 10 e 14, nas Faculdades Santo Agostinho, em Montes Claros, o 1º módulo do curso de Capacitação de Gestores Ambientais no Norte de Minas.
O curso será ministrado paras os membros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente e envolve o Sistema Estadual de Meio Ambiente, o Ministério Público e 24 municípios da região.
De acordo com o diretor de articulação institucional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável, Renato Quintino, o curso é fundamental no processo de municipalização, integrando cada vez mais os municípios mineiros ao Sistema Estadual de Meio Ambiente e ao Sistema Nacional de Meio Ambiente.
Segundo o diretor, o curso terá três módulos, sendo dois de 36 horas/aula presenciais, intercalados por ensino à distância. O último módulo acontece em novembro, quando os municípios relatarão os avanços e definirão, em conjunto com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e o Ministério Público, o processo de educação continuada. (A.I. Santo Agostinho)