Ministro inaugura nesta sexta-feira centro de hemodiálise do Aroldo Tourinho

Jornal O Norte
Publicado em 19/07/2007 às 10:00.Atualizado em 15/11/2021 às 08:10.

Pedro Ricardo


Colaboração para O Norte



O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia confirmou sua vinda a Montes Claros nesta sexta-feira objetivando participar, juntamente com familiares, da solenidade de inauguração do Centro de Hemodiálise Cientista Marcos Luiz dos Mares Guia que está sendo implantado no Hospital Aroldo Tourinho. Trata-se de um investimento aproximado de R$ 1 milhão viabilizado pelo ministro e ex-provedor da Fundação Hospitalar de Montes Claros, envolvendo recursos próprios do Hospital e do Ministério da Saúde. A solenidade que também poderá contar com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão acontecerá a partir das 10h30m, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Marcos Pestana.



A homenagem a ser prestada nesta sexta-feira ao cientista Marcos Mares Guia, se constituirá no reconhecimento da sociedade norte-mineira à contribuição dada por ele ao desenvolvimento de Montes Claros, inclusive inserindo a cidade no contexto de se tornar referência em desenvolvimento tecnológico, com a implantação da empresa Biobrás. Atualmente a indústria fabricante de insulina está sob controle acionário do grupo dinamarquês Novo Nordisk.



O superintendente da Fundação Hospitalar de Montes Claros lembra que além do envolvimento no setor empresarial norte-mineiro, o cientista Marcos Mares Guia teve uma participação ativa em outros segmentos da sociedade, inclusive como integrante do Grupo Instrumental Marina Silva, ligado ao Conservatório de Música Lorenzo Fernandes.



A abertura da solenidade de inauguração do Centro de Hemodiálise será feita pelo provedor do HAT, José Maria Marques Nunes. Em seguida fará pronunciamento a senhora Henriqueta Mares Guia, viúva do cientista homenageado. Posteriormente será feita apresentação do Centro de Hemodiálise pelo médico nefrologista, Sérgio Fabiano Vieira Ferreira e o encerramento da solenidade acontecerá com pronunciamentos do secretário de Estado da Saúde, do prefeito Athos Avelino e do ministro Walfrido dos Mares Guia.



AVANÇO



A implantação do Centro de Hemodiálise faz parte do Plano de Desenvolvimento do Hospital Aroldo Tourinho que neste ano está completando 20 anos sob a administração da Fundação Hospitalar de Montes Claros.Alexandre Pires Ramos destaca que a implantação do Centro de Hemodiálise é uma grande conquista não só do estabelecimento de saúde mas da sociedade norte-mineira como um todo, levando-se em conta a instituição ter se consolidado nas duas últimas décadas como uma das principais referências de atendimento médico hospitalar do Norte de Minas, inclusive com atendimento de casos de alta complexidade nas áreas de cardiologia e neurologia.



O novo Centro de Hemodiálise desafogará o atendimento de pacientes com problemas renais que atualmente enfrentam dificuldades para terem assistência em hospitais de Montes Claros e de outros municípios da região. Inicialmente a unidade funcionará com 12 máquinas de hemodiálise, mas a diretoria do Hospital pretende adquirir outros 20 equipamentos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por