O Ministério Público Estadual busca a colaboração da Unimontes no sentido de aperfeiçoar suas ações em defesa do patrimônio. O assunto foi discutido entre o promotor Paulo Márcio da Silva, da Promotoria Regional de Defesa do Patrimônio Público do Norte de Minas, e o reitor João dos Reis Canela, no início desta semana na sede da reitoria.
O promotor explicou que o MPE espera que a Unimontes possa disponibilizar seu corpo técnico para atuar em atividades especializadas do trabalho de investigações e do combate às irregularidades no serviço público. Foi abordada ainda a possibilidade do envolvimento de estagiários dos diversos cursos de graduação nas ações do Ministério Público.
- Os recursos técnicos do Ministério Público são limitados. Isso, por muitas vezes, retarda os nossos trabalhos. Já a universidade dispõe de recursos humanos e técnicos permanentes, que podem suprir as nossas demandas no sentido de garantir o zelo na gestão pública, combatendo a improbidade administrativa e outras irregularidades, afirmou Paulo Márcio.
O representante da Secretaria de Estado da Fazenda, Coriolando Ribeiro Afonso, e o procurador-chefe da Unimontes, Henderson Geraldo Teixeira Ogando, também participaram da reunião.
FÓRUM REGIONAL
Ficou acertado que a Unimontes e o Ministério Público Estadual organizarão o 1º Fórum de Discussão de Defesa do Patrimônio Público do Norte de Minas. O objetivo é que, após a realização do evento, com palestras e debates, na sede da universidade, seja implantado um fórum permanente sobre o tema em nível regional.
O reitor João Canela ressaltou a importância da parceria e da atuação do MPE na defesa do patrimônio público.
- A universidade, como uma entidade pública, abraça todas as causas em prol do bem da coletividade. Neste caso, a parceria ganha maior relevância por se tratar de uma instituição respeitada e reconhecida como é o Ministério Público.