Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Os anos de 1987, 1997, e 2007, foram os mais quentes da história. No dia 15 de outubro de 1987 a temperatura chegou a 38,05º, em outubro de 1997, 38,06º e no dia 03 de novembro de 2007 a temperatura na cidade chegou a 38, 01º, sendo a mais alta registrada no ano. As coincidências no clima de Montes Claros foram reveladas por Célio de Castro Barbosa, coordenador do 5° Distrito de meteorologia.
Célio destaca ainda que, historicamente o mês de outubro é o mais quente em comparação com os outros meses, em virtude do atraso do período chuvoso.
Mas ele dá uma boa notícia para a população e afirma que existe previsão de chuva para amanhã, entretanto, a massa de ar quente está impedindo a chuva de entrar na região, funcionando como uma espécie de barreira.
DOMINGO
Célio de Castro Barbosa revela que, a temperatura máxima registrada na tarde do último domingo foi de 37 graus, sendo que a noite foi a mais quente do ano, onde os termômetros registraram 30 graus.
Mas em alguns locais de Montes Claros, a temperatura pode ter chegado aos 40 graus em decorrência do armazenamento de calor em alvenarias e piso de cimento ou ardósia responsáveis pela amplitude térmica, e conseqüentemente do aumento da sensação de calor.
De acordo com o Instituto Clima Tempo, a temperatura na cidade para hoje é de 34° C e para o feriado a previsão é de 35° graus.
