Nágila Almeida
Colaboração para O NORTE
As Comissões OAB/Mulher e Cidadã, em parceria com a 11ª Subseção da OAB em Montes Claros e com a Receita Federal, realizarão no próximo dia 17 de dezembro a campanha “Melhor Natal”, segunda fase do “projeto Resgate da Cidadania”, que tem como objetivo promover a igualdade e a inclusão social. Entidades beneficentes do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha ganharão alimentos, brinquedos, roupas e equipamentos para iniciação digital.
PROJETO
Criado em 2004, o projeto Resgate da Cidadania já atendeu mais de 150 mil pessoas, na capital e interior. O presidente da OAB-MG escolheu Montes Claros para essa fase do projeto, que cadastra entidades com Declaração de Utilidade Pública, para serem beneficiadas com produtos apreendidos pela Receita Federal.
ENCONTRO
Na última terça-feira, 02, a comissão OAB/Mulher e Cidadã reuniu representantes de entidades de várias cidades da região no salão do Júri do Fórum Gonçalves Chaves, para o cadastro que dá direito à doação. “As entidades regulamentadas atuarão como guarda-chuvas para dezenas de outras entidades que trabalham a cidadania, agem em prol do social, mas ainda não se estruturaram juridicamente como entidade filantrópica, de forma organizada”, afirma Nirlene Braga, coordenadora do projeto.
“Vamos estender as doações a todos, através de parceria entre as próprias entidades. O objetivo é criar uma grande rede de solidariedade e democratizar ainda mais o acesso a políticas públicas”, completa Rogério Guerra, presidente em exercício da 11ª OAB-MG.
Para Adriene Tupinambá, representante do Instituto Laborearte e Banco da Solidariedade, da Igreja São Sebastião, “a iniciativa da Ordem dos Advogados e da Receita Federal é importante para fortalecer entidades que ainda não se organizaram e dar mais chances de atuação junto a pessoas carentes”.
BENEFICIADAS
As cidades beneficiadas com as doações são: Montes Claros, Pirapora, São Francisco, Janaúba, Januária, Brasília de Minas, São João da Ponte, Varzelândia, Bocaiúva, Salinas, Várzea da Palma, Almenara, Pedra Azul, Jequitinhonha, Taiobeiras e Araçuaí. Para a entrega dos donativos, no dia 17, a subseções da OAB nessas cidades contam com o apoio da polícia militar e do Exército.