Nos dias 28, 29 e 30 de março, o governo de Minas Gerais, através da secretaria de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da prefeitura de Montes Claros, Universidade estadual de Montes Claros, Associação dos municípios da área mineira da Sudene, Coordenadoria das promotorias da Bacia do São Francisco, Universidade federal de Minas Gerais, Instituto Grande Sertão, Federação das indústrias do estado de Minas Gerais e Instituto brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis promove o 1º Encontro regional de Meio Ambiente do Norte de Minas. O evento será realizado no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no Campus da Unimontes.
A abertura do encontro, no dia 28 (terça-feira), às 19h30, será presidida pelo secretário de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e contará com as presenças de Jarbas Soares Júnior, procurador geral de Justiça de Minas Gerais; Athos Avelino Pereira, prefeito de Montes Claros; Paulo César Gonçalves de Almeida, reitor da Unimontes; e Valmir Morais de Sá, presidente da Amams.
PALESTRAS
Às 20 horas, o professor Hugo Werneck, ex-presidente da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, ministra palestra magna sobre A Natureza e sua influência na formação da pessoa humana. Em seguida acontece apresentação cultural com o Grupo Folclórico Zabelê.
A programação segue no dia 29 (quarta-feira), sendo aberta às 8 da manhã pelo diretor geral do Instituto estadual de Florestas, Humberto Candeias Cavalcanti, que fará uma Avaliação do cenário ambiental do Norte de Minas. Às 8h45, o secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Paulo Ribeiro, apresenta a Lei do Ecocrédito. Ainda na parte da manhã, espaço para as prefeituras de Águas Vermelhas, que apresenta projeto de revitalização do Rio Mosquito, e Carbonita, que tecerá considerações sobre a gestão de resíduos sólidos.
TERMO DE CONDUTA E CAPACITAÇÃO
À tarde, está prevista palestra às 14 horas ministrada por Paulo César Vicente de Lima, que falará sobre a Atuação do ministério público no Norte de Minas. Logo em seguida, representantes da Coordenadoria das Bacias do Rio São Francisco, Fundação Santo Agostinho, UFMG e Unimontes debatem o Programa de gestão municipal ambiental.
Às 15 horas, municípios e ministério público assinam termos de ajustamento de conduta. Às 15h30, técnicos da secretaria de estado de Agricultura e Abastecimento, Fundação nacional de saúde, e o ministério do Meio Ambiente discutem o tema Fontes de financiamento para municípios.
Quinta-feira 30, último dia do 1º Encontro regional de Meio Ambiente do Norte de Minas, sob coordenação do diretor de Articulação Institucional da SEMAD, Renato Quintino, será totalmente dedicada à capacitação de Conselhos municipais de defesa e conservação do Meio Ambiente (Codemas) da região.