Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
A reportagem de O Norte esteve na manhã desta segunda-feira, no bairro Roxo Verde e ouviu de Geraldo Santos, morador deste bairro há exatos 36 anos, inúmeras reclamações relativas ao matagal próximo à linha férrea que tem prejudicado o dia a dia dos moradores das ruas Vicente de Paula e José Rodrigues Carvalho.
De acordo com ele, o matagal tem trazido problemas como, por exemplo, no aspecto visual, pois é grande a quantidade lixo e entulho que são depositados no matagal.
- De cachorro morto à galinha morta são jogados no matagal. É preciso que uma limpeza seja feita pela prefeitura e, também, a conscientização dos moradores, muitos deles vindo de bairros vizinhos ao nosso.
Mesmo localizado nas proximidades do centro da cidade,
o Roxo Verde não está livre do matagal e do lixo
(foto: Wilson Medeiros)
Geraldo Santos afirma ser o segundo morador que reside há mais tempo no Roxo Verde e o matagal sempre foi um problema que as autoridades afirmam que será realizado, contudo, tudo fica somente na promessa. Ele afirma que se fosse colocado uma pessoa para fiscalizar ao longo dos trilhos, interceptaria a ação de algumas pessoas que jogam lixo e entulho em alguns pontos da linha férrea.
- Não é só aqui que tem mato, no fundo da minha casa tem um lote que é de propriedade particular e que tem provocado o surgimento de animais peçonhentos como, cobras, ratos e escorpiões. Alguma coisa tem que ser feita, ou pelo proprietário do lote ou pela prefeitura, o que não pode é nós os moradores continuarmos sendo prejudicados – reclama. Segundo Geraldo Santos, o matagal não é o motivo principal pelo qual alguns assaltos já foram praticados, no entanto, favorece a ação de pessoas mal intencionadas.
ENCAMINHAMENTO
Conforme Geraldo Santo, um outro problema enfrentado pelos moradores do Roxo Verde, diz respeito a um pedido feito junto à prefeitura, para que seja construída uma escada com dois ou três degraus em dois pontos dos trilhos da Ferrovia Centro Atlântica, um próximo ao ciclo operário e um outro próximo a Rua Vicente de Paula.
Ele explica que devido ao número de pessoas que vem dos bairros, Santa Rita, Cintra, Lourdes e Vera Cruz com destino, principalmente, à policlínica do Alto São João, torna-se primordial a realização desta obra e facilitaria a passagem dos pedestres que encurtam caminho ao passar nestes locais.
Geraldo Santos diz que em reunião realizada no ciclo operário foi eleito um delegado para representar a região junto à prefeitura e que ele já teria encaminhado este pedido dos moradores a administração municipal e as comunidades envolvidas estão aguardando uma resposta positiva.
– Espero que alguma coisa de concreto seja realizada no que se refere à limpeza desta área, pois, vários moradores que moram nas proximidades deste matagal se sentem desprotegidos e a espera de uma solução. O nosso bairro é central e precisa resolver logo este problema - diz.