As dimensões são de uma verdadeira locomotiva: 14 metros de comprimento, 4 metros de altura, 5 metros de largura. A bordo, equipamentos ferroviários de última geração deixam maquinistas extasiados. Mas a composição não anda nos trilhos, mas no asfalto. Os computadores que simulam até mesmo o apito de um trem, fazem parte dos equipamentos do Vale Móvel, uma carreta adaptada pela Vale, da área de educação da Vale, que vai percorrer cerca de 1.200 quilômetros, levando treinamentos a 500 maquinistas até dezembro de 2009.
(foto: ARQUIVO XU MEDEIROS)
OBJETIVO
De acordo com Ernesto Silva, da assessoria de comunicação da empresa, com o Vale Móvel, o objetivo é que todos os maquinistas sejam treinados, aumentando ainda mais a segurança das operações ferroviárias.
Os primeiros beneficiados serão 44 maquinistas da Ferrovia Centro Atlântida, controlada pela Vale, baseados em São Paulo.
MONTES CLAROS
Frisa ainda que os empregados passarão por uma reciclagem, reforçando conceitos e práticas de segurança, como frenagens de emergência, velocidades, além de mecânica elétrica e o Regulamento de Operações Ferroviárias.
- Até dezembro de 2009, o Vale Móvel passará por Montes Claros Araguari, Divinópolis, Brumado, e Alagoinhas.