
Mamães e bebês de Montes Claros têm um importante compromisso neste sábado (27). Será a 6ª edição do “Mamaço”, evento promovido pelo grupo Mães Unidas de Moc para apoiar e promover o aleitamento materno.
A doula Laíza Coelho Gomes Rezende contou que o mamaço é incentivado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e acontece no mundo todo na mesma data. E, após dois anos sem ocorrer presencialmente devido à pandemia, vai ser realizado na Praça Dr. Carlos Versianni, das 9 h às 11 h.
Várias instituições, marcam presença, como é o caso do Banco de leite, que vai ensinar sobre a amamentação.
“É muito gostoso mesmo, porque além da informação, tem essa troca com outras mães, as experiências, além do fato de que estão todas vivenciando a mesma coisa. Então é o momento que a gente desabafa e fala a mesma língua”, comentou Laíza.
Michelle Sousa Barreto é mãe de três. Para ela, frequentar o mamaço foi uma experiência que, se pudesse ter participado quando teve o 1º filho teria ajudado muito.
“Fui em 2019, foi uma experiência marcante. Me surpreendi, tanto que indiquei para várias amigas. Teria me ajudado lá no começo, principalmente as trocas de experiências”, comentou.
Michelle destacou que, no mamaço, as mães estão vivenciando as mesmas situações e que, por isso, não se sentem sozinhas.
“Amamentação é mais complexo do que parece. E um evento deste enriquece demais a mãe, pois, cada amamentação é diferente. Tem profissionais que ensinam desde a pegada do bebê com a mama, até os cuidados com a mama, cuidados do pós amamentar”, ressaltou.