Dia D da proteção

Mais de 747 mil norte-mineiros ainda precisam tomar as doses contra a gripe e o sarampo

Da Redação*
29/04/2022 às 00:44.
Atualizado em 29/04/2022 às 10:46
Em Montes Claros, apenas 8% do público que deveria ser vacinado com a dose contra o sarampo já está protegido; no caso da gripe, não passa de 9,5% (FERNANDO MICHEL/JORNAL HOJE EM DIA)

Em Montes Claros, apenas 8% do público que deveria ser vacinado com a dose contra o sarampo já está protegido; no caso da gripe, não passa de 9,5% (FERNANDO MICHEL/JORNAL HOJE EM DIA)

Mais de 747 mil norte-mineiros precisam ser vacinados contra a gripe e o sarampo. Apesar de a campanha de imunização já estar acontecendo desde o início deste mês, o número de pessoas que procurou as unidades de saúde para receber a dose de proteção é muito baixo.

Para tentar melhorar o índice de cobertura vacinal, acontece neste sábado (30) o Dia D da campanha nacional contra a Gripe Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.

O atendimento no sábado será voltado – no caso da gripe – a pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses de vida a menores de 5 anos.

Já no caso do sarampo, deverão receber a dose os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses de vida a menores de 5 anos. A ação vai acontecer nos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas.

“As vacinas salvam vidas, por isso é tão importante manter o cartão de vacina atualizado”, orienta a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Josianne Dias Gusmão.

“Pais e responsáveis devem levar as crianças para tomar a vacina e todos devem manter o cartão de vacina atualizado”, reforça a coordenadora.
 
GRIPE 
Em Montes Claros, apenas 9,5% do público que precisa tomar a dose contra a Influenza já buscou a imunização – são 13.010 de um total de 137.447, segundo dados do Ministério da Saúde, referentes a 27 de abril.

A meta, para que haja uma proteção coletiva efetiva, é de 90%. Mesmo quem tenha se vacinado em 2021 precisa receber novamente a dose contra o vírus neste ano. Isso porque todos os anos a formulação da vacina da gripe é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas dos vírus que estejam circulando no país.

Neste ano, por exemplo, cita a coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Agna Soares da Silva Menezes, a nova formulação da vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

“Por isso, quem foi vacinado em 2021, precisa retornar às unidades de saúde para ser novamente imunizado neste ano. A vacinação evita que as pessoas contraiam as formas mais graves da gripe, reduzindo, com isso, as necessidades de internações e a ocorrência de óbitos”, alerta a coordenadora.
 
SARAMPO
Com registro de novos casos da doença que já havia sido considerada erradicada no país, a vacinação contra o sarampo é essencial para proteger principalmente as crianças menores de 5 anos.

Mas a demora dos pais em levar os filhos a uma unidade de saúde para receber o imunizante preocupa especialistas da área da saúde e acende o alerta vermelho para o cenário nacional.

Prova disso é que, no Norte de Minas, onde 148.329 pessoas deveriam ser vacinadas com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), apenas 9,3% (13.809) receberam o imunizante até a última quarta-feira (27), de acordo com o Ministério da Saúde. A meta é de chegar a 95%.

Em Montes Claros, foram aplicadas até o momento 4.813 doses de vacinas contra o sarampo – cobertura de 8,61%.

O alerta vale também para os trabalhadores da saúde, outro público contemplado nesta fase da campanha. Até o momento, 130.148 pessoas desse segmento foram vacinadas, o que equivale a 21,5% do total estimado em 606.091.

Fique atento

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Porém, é prevenível por meio da administração da vacina tríplice viral. 

Segundo o Boletim Epidemiológico nº 11 Volume 53, do Ministério da Saúde, em 2021 foram confirmados 668 casos de sarampo no país, e em 2022 foram 9. Em Minas Gerais, foram confirmados 160 casos em 2019 e 24 em 2020. De 2021 até o momento não foram confirmados casos da doença no Estado.

A 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo teve início em 4 de abril e segue até 3 de junho. Porém, até o dia 26 de abril foram vacinadas apenas 128.323 crianças, de um total de 1.165.916 estimadas no Estado, pouco mais de 11%.

Todos os pontos de vacinação de Montes Claros funcionarão das 8h às 17h no sábado, sem intervalo para almoço (com exceção da comunidade rural de Samambaia, que terá vacinação itinerante).

*Com Leonardo Queiroz e Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por