Da Ascom/Unimontes
Durante o ano de 2007, o Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, registrou expressivos avanços em decorrência de diversas obras de ampliação da área física, aquisição de equipamentos modernos e implantação de novos serviços, tendo realizado, além disso, o total de 381.665 procedimentos médico-hospitalares. “Mas, a maior comemoração deve ser feita pela comunidade regional, a principal beneficiária dos serviços ali oferecidos”, salienta o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, acrescentando que, “nos últimos cinco anos, o Hospital da Unimontes realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos, tendo como padrão, não apenas a excelência, mas a assistência digna e humanizada”.
O reitor aponta como uma das principais realizações do ano passado a conclusão do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), inaugurado em agosto. Funciona em um prédio de nove andares, com 3.173,84 m² de área construída e 60 consultórios, sendo o empreendimento viabilizado pelo Governo de Minas com recursos da ordem de R$ 5,3 milhões. “Por isso mesmo, é indispensável enaltecer o valioso apoio recebido do governador Aécio Neves, do vice-governador Antonio Augusto Anastasia, do secretário de Estado de Saúde, deputado Marcus Pestana, e de toda equipe de governo”, observa o professor Paulo César de Almeida.
Ele lembra que, “graças ao empenho e à competência dos servidores docentes e técnico-administrativos”, o Hospital Universitário Clemente de Faria manteve a excelência do atendimento, priorizando a humanização da assistência à população e, “mais do que nunca, passou a representar espaço relevante para o desenvolvimento de ações voltadas à formação acadêmica, à pesquisa e à pós-graduação”.
O Hospital da Unimontes é referência no atendimento à gestante de alto risco, psiquiatria, acidentes causados por animais peçonhentos, vítimas de violência sexual e intrafamiliar, pacientes com transtorno mental, pediatria, clínica médica e ginecologia/obstetrícia. Entre outras instalações, nas áreas de urgência/emergência, conta com UTI Neonatal e Pronto-Atendimento 24 horas, além de manter o atendimento domiciliar, oferecido por intermédio do projeto pioneiro “HU em Casa”.
METAS E PERSPECTIVAS
De acordo com o vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário, professor João dos Reis Canela, “as obras de ampliação e melhoria dos serviços, implementadas em 2007, possibilitaram, inclusive, o cumprimento das metas estabelecidas junto ao Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS em Minas Gerais (Pró-Hosp)”. Ele destaca, ainda, a criação de “serviços de significativa importância para a população, eliminando os chamados vazios assistenciais no âmbito do SUS, a oferta do atendimento na área da oftalmologia, bem como o acréscimo no número de cirurgias programadas, ampliando e melhorando a assistência à população”.
O vice-reitor considera relevante, também, o fato de serem criados e implantados novos programas de residência médica nas áreas de psiquiatria, cirurgia geral e otorrinolaringologia.
Segundo o professor João Canela “são extremamente positivas as perspectivas para 2008, devendo ser ampliada, ainda mais, a assistência à população regional com a implantação, entre outros exemplos, do atendimento na área de traumatologia e ortopedia”. Ele informa que estão sendo estabelecidos entendimentos com a Secretaria de Estado de Saúde a fim de que o HUCF passe a ser referência também em emergência e urgência na área da traumato-ortopedia. Desta forma, avalia o vice-reitor, a Universidade estará disponibilizando mais um importante serviço para beneficiar toda a região.
Na avaliação do professor João Canela, a inauguração do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso ‘Eny Faria de Oliveira’, prevista para os próximos 60 dias, será um marco em 2008. As obras estão concluídas e os equipamentos entregues e instalados. O centro será a primeira unidade ambulatorial de Minas Gerais a oferecer atendimento de excelência dedicado especialmente à pessoa idosa, contando com equipe multiprofissional e modernos equipamentos.
NÚMEROS DE ATENDIMENTOS
Conforme o “Relatório de Gestão/2007”, apresentado pelo reitor na segunda-feira passada, foram realizados diretamente pelo Hospital Universitário, no ano passado, 320.348 procedimentos médico-hospitalares, entre os quais 215.244 exames de apoio/diagnóstico e 55.115 consultas de urgência/emergência, por intermédio do Pronto Atendimento (PA).
Outros 61.317 atendimentos, entre consultas, exames de apoio/diagnóstico e pequenas cirurgias, foram registrados através da Policlínica Doutor Hermes de Paula e do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves. O Hospital da Unimontes conta com 181 leitos em funcionamento. Ao longo de 2007, o HU registrou 8.435 internações, média de 702 a cada mês.
