Cidade

Maio Amarelo conscientiza motoristas

“No transito, escolha a vida”.Tema da Campanha mostra importância da direção defensiva

Larissa Durães
Publicado em 05/05/2023 às 20:43.
Simulação de acidente na Praça Dr. Carlos, no centro de Montes Claros (FOTO 7ºBBM)

Simulação de acidente na Praça Dr. Carlos, no centro de Montes Claros (FOTO 7ºBBM)

“No trânsito, escolha a Vida”. Esse é tema da Campanha Maio Amarelo deste ano. Para marcar o inicio da campanha e, sobretudo, para conscientizar as pessoas sobre a importância de praticar direção defensiva no trânsito e não misturar álcool e volante o Corpo de Bombeiros Militar (7ºBBM), SAMU, Policia Militar Rodoviária Estadual (Cia PMRv), MCTrans e Eco 135 realizaram uma simulação de acidente de trânsito com vítimas na Praça Dr. Carlos, região central de Montes Claros. , dentro da programação da Campanha Maio Amarelo edição 2023 O objetivo do simulado foi ressaltar aos motoristas a importância da conscientização e direção defensiva no trânsito, ações essa que pode diminuir os números de acidentes de trânsito. 

Diminuir o número de acidentes no trânsito é principal objetivo da Campanha, já que as estatísticas mostram que em 2021, o 7º BBM atendeu a 1.039 ocorrências de acidentes de trânsito e 1.027 em 2022. Somente nos quatro primeiros meses de 2023, o Batalhão atendeu outras 202 ocorrências da mesma natureza. As duas principais ocorrências de trânsito atendidas pelos bombeiros são os acidentes entre carro e moto, seguido de queda de motocicleta.

Para o Ten. Kollek Pereira, da comunicação do 7º BBM, a população tem que se conscientizar sobre os acidentes e suas causas, dirigir respeitando as leis de trânsito, não dirigir bêbadas, utilizar corretamente os dispositivos de segurança dos veículos como cinto de segurança, cadeirinhas para as crianças, pois, “essa conscientização de todos, principalmente, dos motoristas vai fazer com que os números de acidentes de trânsito diminuam”, salienta. 

Já o quantitativo mensal dos atendimentos das vítimas de acidentes no município de Montes Claros, realizado pelo SAMU, no ano de 2021, envolvendo carros foram 523 e moto 1537. Em 2022, os acidentes de carros foram 539 e moto foram 1859. Nos três primeiros meses de 2023, os acidentes envolvendo carros foram 126 e envolvendo motos foram 433. Os números também indicam uma alta taxa de óbitos na cidade, em decorrência dos envolvendo motos e carros. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Serpro), em 2021 a cada 100 mil habitantes foram 6707 mortes, a cada 10 mil veículos foram 1212. Em 2022, os óbitos a cada 100 mil habitantes foram 5934 e a cada 10 mil veículos foram contabilizadas 1059. 

Segundo o delegado do Detran, Danilo Ferraz, só em Montes Claros, por mês são feitos 50 relatórios por crime de embriaguez ao volante. “São pessoas flagradas dirigindo bêbadas dentro da cidade”. Já os processos são 12 mil e a suspensão de CNH são 300 por mês, de acordo com informação do delegado. 
 
PERIGO
Estudos apontam que anualmente cerca de 5 milhões de pessoas morrem em decorrência de lesões intencionais ou não. Para o Ten. Kollek, do 7º CBMMG aponta que uma das principais causa, de mortes com essas lesões intencionais ou não, são os acidentes de trânsito, que segundo ele, são 25% do total. “É um número muito alto. Por isso tem essas campanhas como o Maio Amarelo e em setembro, a Semana Nacional de Trânsito, para tentar conscientizar a população de que é grave, a situação é grave!”, reflete o oficial. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por