Wesley Gonçalves
Colaboração para O NORTE
O Zoológico Municipal ganhou na tarde desta quinta-feira, 17, mais um filhote de macaco-prego, da espécie (Cebus apella). Segundo a bióloga Carmem Lúcia Aguilar, chefe de seção de zoológico e parque, o nascimento ocorreu de forma tranqüila.
A mãe vem sendo monitorada há quase seis meses pelos técnicos do Zôo. A macaca veio para Montes Claros no segundo semestre de 2006, logo após a reabertura do zoológico. Ela foi doada pelo Ibama.
“Mãe e filhote passam bem. Ela está cuidando da sua cria com muito carinho. Eles estão juntos no mesmo recinto dos outros macacos, na área de visitação, e não serão encaminhados para o setor de isolamento”, destacou Carmem Aguilar.
O filhote de macaco-prego não larga a mãe e apresenta todas as características de um animal saudável. A macaca também se preocupa em proteger o recém-nascido dos visitantes e outros animais.
Há quase dois meses, o Zôo ganhou outro filhote de macaco-prego. Agora, o animal começa a se separar da mãe. Já começa a dar as suas primeiras saídas para conhecer o espaço físico em que vive, mas ainda volta para o colo materno.
Animais desta espécie vivem quase 30 anos em cativeiro. Existem no recinto dos macacos 10 exemplares adultos, sendo cinco machos e cinco fêmeas. Com o nascimento desses dois filhotes este número sobe para 12, mas ainda não se sabe o sexo dos animais. A alimentação deles é balanceada com frutas, verduras e ração para primatas.
Com o nascimento do filhote a taxa de natalidade sobrepõe a de mortalidade. Nos últimos três anos nasceram 18 animais no cativeiro. Apenas dois morreram.