Com apitos e faixas,
manifestantes pedem
maior inclusão social
Mellissa Mendes
Colaboração para O Norte
As faculdades integradas Pitágoras, através dos professores e acadêmicos dos cursos de Psicologia e Enfermagem, estiveram presentes na passeata do dia nacional de luta antimanicomial, realizada ontem, sexta-feira. Com apitos e faixas, os acadêmicos, professores e pacientes pediram maior inclusão social para os portadores de transtornos mentais. A manifestação reuniu também pacientes atendidos por programas de atenção à saúde mental e teve início no pátio da prefeitura. Em seguida, os participantes da marcha percorreram as principais ruas da região central, terminando na Praça Dr. Carlos, onde os acadêmicos de Enfermagem montaram um stand, para a realização de exames de glicose, aferição de pressão, além de distribuição de material informativo sobre doenças como a hipertensão.
Todos os envolvidos no dia nacional de luta antimanicomial usaram camisetas com a logomarca: Manicômio, tô fora, escolhida em concurso realizado pelo curso de Psicologia das FIP/Moc. A frase vencedora é de autoria da psicóloga Chrystine Atayde. Em segundo lugar foi escolhida a logomarca idealizada pelas acadêmicas do 7º período de Enfermagem das faculdades Pitágoras, Eveline Mayara Xavier e Emanuelle Pereira; e em terceiro lugar, a do professor Marcelo Moebus, professor das FIP. A escolha se deu no mês de abril, com votação da população de Montes Claros.
PARTICIPAÇÃO ATIVA
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Simone Monteiro, os acadêmicos das faculdades Pitágoras tiveram participação ativa no dia nacional de mobilização, inclusive com a confecção, em parceria com os portadores de transtornos mentais, do material que foi utilizado durante a caminhada em Moc.
Para prestar auxílio à comunidade, as faculdades Pitágoras, através do Naspi – Núcleo de atenção à saúde das faculdades integradas Pitágoras oferecerão oficina de saúde aos usuários de álcool e outras drogas e grupo psicoterápico para neuróticos.
A luta antimanicomial é um movimento social que busca o tratamento humanizado e a inclusão dos portadores de transtornos mentais no convívio social, evitando-se a internação em hospitais psiquiátricos e manicômios. A data, 18 de maio, é um dia nacional de mobilização em torno dessa questão, que tem por objetivos comemorar as conquistas já alcançadas, informar a população da importância dessa questão e, sobretudo, fazer avançar novas medidas de inclusão.
