Comerciantes da avenida Leonel Beirão de Jesus bloquearam a via nesta sexta-feira, 29, em protesto à instalação de placas que proíbem veículos de parar e estacionar pela Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito (MCTrans).
A via é uma das mais importantes da cidade e faz a ligação do Centro com locais como a Central de Abastecimento (Ceanorte) e o cemitério, além dos diversos pontos de comércio e igrejas.
O comerciante Marcos Ribeiro afirma que não houve nenhum processo educativo de trânsito antes da instalação das placas nem foram colocadas faixas informando sobre as mudanças, “que aconteceram na surdina”.
“Eles fizeram a mudança no trânsito sem ao menos comunicar a população. Formos apanhados de surpresa. As placas foram colocadas nos dois sentidos e estamos recebendo multas. Prefeito, saia da cama e venha aqui ver o que está acontecendo”, pediu o comerciante durante o protesto.
Farley Santos é proprietário de um salão de beleza há 26 anos na Leonel Beirão. “Os agentes da empresa estiveram durante todo o dia de ontem (quinta) na rua com o objetivo de efetuar multas”, disse.
O vereador Valcir Soares (PTB) disse que a MCTrans está fugindo do seu objetivo ao agir como órgão arrecadador e punitivo.
“Eles estão fazendo isso por toda a cidade e sem planejamento. A função primordial é educar, não fabricar multas. Se vão fazer mudanças, tem que se reunir com moradores ou comerciantes e colocar faixas indicativas”, afirmou o vereador.
Procurado pela reportagem, o presidente da MCTrans, José Wílson Guimarães, não respondeu.