Localização geográfica pode ser um dos motivos para poucas chuvas

Jornal O Norte
Publicado em 18/10/2006 às 10:08.Atualizado em 15/11/2021 às 08:42.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



A chuva que tem caído em Montes Claros nos últimos dias tem feito com que várias pessoas tirem as sombrinhas e guarda-chuvas que estavam guardados. É comum telespectadores, ouvintes de rádio e leitores de jornais voltarem a atenções aos números da metereologia divulgados diariamente em todo país.



De acordo com o coordenador da estação de metereologia de Montes Claros, Célio de Castro a cidade têm atualmente uma moderna estação que envia dados sobre temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica, precipitação pluviométrica, índice de evaporação, temperatura de solo, intensidade e brilho solar, horas de brilho solar e velocidade e dança do vento. De acordo com Célio de Castro as informações é passada via-satélite para Belo Horizonte e para Brasília DF mais precisamente para o Instituto Nacional de Metereologia – IMMET.



OBSERVAÇÕES



Célio de Castro afirma que no caso especifico da estação de metereologia de Montes Claros três vezes ao dia são realizadas observações voltadas para auxiliar na previsão do tempo.



- Estas observações são realizadas às 9h,15h e 21h. Nossa estação é sinótica, pois realizamos observações simultâneas com outras estações climatológicas. Estas observações têm a finalidade de ajudar os metereologistas a fazer uma melhor previsão onde dados são comparados entre as estações – explica.



Célio de Castro salienta a importância da estação de metereologia de Montes Claros que, de acordo com ele, é útil para a realização de um estudo e a radiografia de alguns aspectos relacionados à parte metereológica como, por exemplo, temperatura, pressão atmosférica, luminosidade, umidade relativa do ar dentre outros.



CLIMATOLOGIA



O coordenador da estação observa que é importante que a população em geral entenda a diferença destes dois itens. Ele explica que climatologia é a ciência que estuda as condições de tempo em determinado local por um longo período de tempo. Célio de Castro justifica a importância da climatologia ao dizer que é através deste estudo que se conhecem as médias históricas que no caso de Montes Claros passou a se fazer levantamentos neste sentido a partir de 1965 e se estendeu até 1990.



- São somadas as médias de chuvas e depois divididas, desta forma tira-se à média de chuvas dos meses.



METEREOLOGIA



No que diz respeito à metereologia, Célio de Castro conta que esta é a ciência que estuda as condições do tempo. Ela pode ser considerada, portanto com uma ciência que estuda a atmosfera terrestre como um todo. Ele estuda de maneira efetiva os fenômenos meteorológicos que são eventos temporais observáveis e são explicados pela meteorologia. Tais eventos são construídos pelas variáveis da atmosfera terrestre. Elas são temperatura, pressão, vapor de água e os gradientes e interações de cada variável, e como elas mudam com o tempo.



CHUVAS



Sobre o motivo das chuvas nos meses de outubro, novembro e dezembro serem mais intensas em Montes Claros se comparado a outros meses o coordenador da estação de metereologia Célio de Castro diz que ele entende que existem dois motivos que ele considera importantes que é a posição geográfica da cidade de Montes Claros e também a altitude.



De acordo com Célio de Castro as chuvas em Montes Claros são mais concentradas em um período especifico diferentemente de outras cidades como São Paulo onde são mais freqüentes. Outro ponto analisado por ele é que a estação de metereologia de Montes Claros não teria condições de prever o comportamento das chuvas na cidade, ele afirma que a média de chuvas pode ficar um pouco abaixo da média histórica, no entanto Célio de Castro diz que pode ter períodos de estiagem, mas a época atual é de chuva para a cidade e toda a região. Célio de Castro lembra que a nossa cidade tem uma zona que é a massa de ar que vem da Amazônia e provoca chuvas nos meses de novembro e dezembro estas são as conhecidas chuvas de inverno.



PREVISÃO



De acordo com o Instituto de Metereologia Clima Tempo a previsão do tempo para esta quarta-feira é sol com algumas nuvens, mas não chove. A temperatura hoje é de 31 e 23º C. Para quinta-feira o instituto clima tempo revela que neste dia a previsão é de sol com algumas nuvens, mas não tem previsão de chuva. A temperatura fica entre 31 e 24º C. de acordo com o Clima Tempo, para sexta-feira, sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado com chuva a qualquer hora. Para este dia a temperatura fica entre 29 e 25º C. O Sábado é de chuva durante todo o dia e à noite e a temperatura fica entre 25 e 23º C.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por