Samuel Nunes
Repórter
Usuários do transporte coletivo urbano, especificamente do lotação que faz a linha 11, Major Prates/Fábrica de Cimento, reclamam dos constantes atrasos que vêm ocorrendo, principalmente na parte da tarde. De acordo com Maria de Lurdes Ferreira, é comum quem mora no bairro Jardim São Geraldo e São Geraldo I, chegarem atrasados na escola, faculdade e no trabalho.
A passagem do lotação aumentou e também as
reclamações dos usuários (fotos: WILSON MEDEIROS)
A estudante Caroline Souza, cobra mais responsabilidade por parte de alguns motoristas, que estão desviando o trajeto e deixando inúmeras pessoas nos pontos de ônibus. – O ponto final do lotação é na Rua Barão de Limeira, portanto, o ônibus deveria passar nos pontos próximos à escola Estadual Antônio Canela, no entanto, alguns motoristas, estão passando pela avenida que dá acesso as três pilastras e descendo a Avenida Francisco Gaetani, já no Major Prates, em direção ao Centro da cidade.
Os moradores cobram por parte da Transmontes- empresa municipal de Transportes e Trânsito de Montes Claros e da Transmoc, empresa responsável pelos ônibus que faz esta linha, uma solução imediata para o problema que vem acontecendo há meses, pois, até o momento, nenhuma medida que beneficie os moradores ainda foi tomada.
TRANSMONTES
O presidente da Transmontes, José da Conceição Santos, lembra que a solução para todos os problemas do transporte coletivo urbano da cidade começa a acontecer a partir do mês de abril, através da implantação das linhas radiais e dos circulares.
O presidente da Transmontes, José da Conceição, afirma que solução começa em abril
Segundo Geraldo Júnior, chefe da divisão de transporte da Transmontes, foi feito um cronograma para a melhoria dos serviços prestados pelas empresas aos usuários, entre eles, a implementação de mais 32 novos ônibus que serão distribuídos entre as empresas. Ele afirma ainda que se caso, uma pessoa fique 30 minutos esperando o lotação, este tempo poderá ser reduzido com a implantação das linhas radiais que corresponde o trajeto Bairro/Centro e a circular, que rodará toda a cidade.
MUDANÇAS
Outra mudança anunciada pelo chefe da divisão de transportes é sobre as catracas que passarão a ficar na dianteira dos ônibus, oferecendo mais segurança e conforto aos passageiros. – Todas estas mudanças serão feitas de forma gradativa, de imediato somente à aquisição de 32 novos veículos que serão distribuídos pelas linhas de ônibus que cortam a cidade, no mês de abril.
Ele revela ainda a aquisição de mais quatro ônibus para o Transpecial, que realiza o transporte especial para cadeirantes.
Sobre as reclamações dos usuários da linha 11, ele afirma que estudos estão sendo feitos pela Transmontes, como por exemplo, o remanejamento de ônibus nas linhas onde o movimento é menor para a referida linha.
Questionado sobre o não cumprimento do horário por parte de alguns motoristas, Geraldo Júnior, conta que a Transmoc, segue o que está estipulado no Código Brasileiro de Trânsito no artigo 61, onde os ônibus podem circular até 40 km nas vias coletoras.
