Compromisso social

Leo Clube de Montes Claros é fundado com foco em serviço comunitário

Marcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 08/12/2025 às 19:00.
Raquel Muniz, presidente do Lions Clube Sertanejo e a Governadora do Distrito LC4, Maria Alcina Gonçalves; e Ana Luiza Magalhães discursa ao ser empossada como presidente do Leo (Gabrielle Mourão)
Raquel Muniz, presidente do Lions Clube Sertanejo e a Governadora do Distrito LC4, Maria Alcina Gonçalves; e Ana Luiza Magalhães discursa ao ser empossada como presidente do Leo (Gabrielle Mourão)

A noite do último sábado (6) marcou oficialmente a fundação do Leo Clube de Montes Claros, vinculado ao Lions Clube Sertanejo, que tem como presidente a médica Raquel Muniz. O Leo representa o núcleo jovem do clube de serviço e vai fortalecer o grupo e engajar os membros em atividades de cunho social e comunitário. Concomitante à fundação, ocorreu a cerimônia de posse dos membros, que contou com a presença da governadora do Distrito LC 4, Maria Alcina Gonçalves. A governadora chegou a Montes Claros pela manhã, em comitiva, e percorreu a cidade para conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo clube de serviço, da cultura local e de instituições da região. Entre elas, visitou o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), referência em oftalmologia e cuja atuação é uma das bandeiras do Lions Clube.

Durante o evento, Maria Alcina ressaltou que “o hospital visitado traz no dia a dia o seu propósito, de que o ‘coração bate no compasso do amor ao próximo’” e fez entrega à presidente Raquel Muniz do broche leonino ‘Amor ao próximo como centro motriz’.

“Sinto-me honrada com essa homenagem. Esse broche resume a essência do serviço voluntário, da dedicação ao outro. Ficamos muito felizes com o reconhecimento, sobretudo em relação ao trabalho que eu e Ruy Muniz realizamos no hospital”, disse Raquel. O casal ofertou à governadora e comitiva um exemplar de livro que conta parte da história da cidade e iguarias da gastronomia local.

Ana Luiza Magalhães foi empossada como presidente do Leo e, pelo próximo ano, terá a tarefa de conduzir os trabalhos voltados para a comunidade. “Estar sob a presidência de Raquel Muniz é uma experiência inspiradora. Ela é uma mulher forte, determinada e dedicada. Seu olhar humano e capacidade de acolher são exemplos para a nossa liderança”, disse Ana Luiza, que pretende caminhar com a presidência para “promover a união e ampliar a atuação junto à comunidade, com projetos que realmente façam a diferença. Incentivar cada membro a crescer pessoalmente para que juntos façamos uma gestão transformadora”, disse Ana Luiza.

Foram empossados ainda Ana Luiza Costa Magalhães, Nathália Alcântara Campos, João Vitor Freire Tavares, Mariana das Graças Freire Tavares, Pablo Felipe Xavier, Maria Teresa Damas Furtado, Karolina Campos Sampaio Lopes, Pedro Ivo Araújo, Geniel Hericson e Silva e Ana Paula Ferreira da Silva, que falou da sua satisfação em pertencer ao clube. “Ser Leo é um ato de amor, de ajudar o próximo e de servir às pessoas que precisam”, declarou.

O Programa juvenil do Lions Clube International abriga pessoas de 12 a 30 anos cuja missão é desenvolver liderança, serviço comunitário e cidadania, com a supervisão do clube Sênior, o Lions Clube. As temáticas, assim como no clube Sênior, vão desde projetos sociais, ambientais e educativos, até campanhas internacionais de grande alcance, como o recente “Cartaz pela Paz”, que recebeu a participação do Leo. Outro momento de integração dos membros foi a Campanha do Dia das Crianças, realizada na Vila Telma, com a distribuição de brinquedos e donativos às famílias vulneráveis. O Lions Clube é o único clube de serviço brasileiro com assento permanente na Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por