Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Agosto

Lei prevê mais segurança nas agências bancárias de Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 03/05/2011 às 09:36.Atualizado em 15/11/2021 às 17:26.

O Projeto de Lei Nº 4274 de autoria do vereador Valcir da Ademoc (PTB) aprovado pelo executivo municipal no dia 21 de outubro de 2010 torna obrigatório em agências bancárias e postos de atendimento ao público a instalação de biombos, tapumes ou estruturas similares. O objetivo da lei é preservar a segurança dos clientes e funcionários e começa a ser fiscalizada em Montes Claros.



Consta no Art.2º que, para cumprimento do dispositivo nesta lei, a instalação a instalação de biombos, tapumes ou estruturas similares deverá ser efetivada no prazo máximo de 180 dias da entrada em vigor da lei sob pena de multa diária de R$ 1.000,00. Como a lei foi aprovada no dia 21 de outubro do ano passado, neste mês de maio as adequações dentro das agências já deveriam estar prontas, mas ainda não há movimentações de obras. Contudo, passado o prazo permitido na lei, uma fiscalização mais efetiva vai ser realizada nas agências bancárias da cidade.






SAIDINHA



Um velho golpe praticado nas grandes cidades brasileiras, a famosa saidinha de banco, também se tornou rotina em Montes Claros e diariamente, um caso tem sido divulgado pela Polícia Militar. O golpe, normalmente é praticado da seguinte forma: um bandido fica dentro da agência para observar as movimentações financeiras dos clientes. Ao perceber que alguém sacou uma grande quantidade de dinheiro, repassa as informações da vítima via celular para um comparsa que fica aguardando as características da vítima do lado de fora da agência. Esse comparsa, normalmente armado com revólver segue a vítima e espera o momento certo para praticar o assalto.



Para Valcir da Ademoc, presidente da Câmara Municipal, junto com a Lei estadual que proíbe o uso de telefone móvel dentro das agências, a lei municipal vem para contribuir para que esses crimes sejam banidos em Montes Claros.



- A Câmara Municipal tem que contribuir de alguma forma para coibir este tipo de ação e o projeto de lei é um valioso instrumento para, pelo menos, amenizar os roubos que vêm acontecendo - salienta.   



Ainda segundo o vereador, os clientes já pagam altas taxas de juros e serviços e a segurança dos usuários nem sempre é motivo de preocupação das agências bancárias.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por